Buscar

Quais os princípios do Direito Previdenciário?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Coelho

I – Universalidade da cobertura e do atendimento;

II – Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

III– Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

IV– Irredutibilidade do valor dos benefícios;

V – Equidade na forma de participação no custeio;

VI – Diversidade da base de financiamento;

VII– Caráter democrático e descentralizado da administração.

1
Dislike0
User badge image

Alex DG

 Princípio da Universalidade de Cobertura e do Atendimento 3. 1-1-Princípio da Uniformidade e Equivalência dos Benefícios e Serviços às Populações Urbanas e Rurais

2-Princípio da Seletividade e Distributividade na Prestação dos benefícios e serviços

3-Princípio da Irredutibilidade do valor dos benefícios

4-Princípio da Equidade na forma de participação no custeio

5-Princípio da Diversidade de base de financiamento

6-Princípio do caráter democrático e descentralizado de administração

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Os Princípios Constitucionais da Seguridade Social estão elencados no artigo 194, parágrafo único, da CRFB/88 que assim dispõe:
 

Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
I - universalidade da cobertura e do atendimento;
II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;
V - eqüidade na forma de participação no custeio;
VI - diversidade da base de financiamento;
VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

 

Princípios relacionados aos benefícios:

I) Princípio da universalidade da cobertura e do atendimento: Indica que a Seguridade Social deve englobar todos os riscos sociais, todas as contingências. Ainda, está deve abranger todas as pessoas. Por se tratar de um princípio, estamos diante de um mandado de otimização.

II) Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais: Esse princípio p é que uma densificação do princípio da isonomia. Além disso, foi estabelecida a igualdade de tratamento entre as populações urbanas e rurais com o advento da Lei 8.213/91, com a inserção da população rural no Regime Geral da Previdência Social.

III) Princípio da seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços: Seletividade indica que a seguridade deve selecionar as pessoas e os riscos que devem ter cobertura. Diante disso, por um lado há o apontamento do princípio da universalidade que aduz o alcance a tudo e a todos e, por outro lado, há um apontamento inverso, que aduz a escolha das pessoas e dos riscos que merecem cobertura da seguridade social. Desse modo, com base na ponderação, ora haverá mais força da universalidade ora haverá mais força da seletividade.

IV) Princípio da irredutibilidade do valor dos benefícios: os benefícios previdenciários estão abrangidos pela dupla garantia, ou seja, possuem tanto a garantia da irredutibilidade nominal como a irredutibilidade real. A irredutibilidade nominal consiste na mera conservação do valor histórico do benefício. Então, se o benefício equivale a R$1.000,00 não se pode reduzir para R$900,00, por exemplo. Já a irredutibilidade real, consiste na garantia de manutenção do valor real do benefício, do poder de compra desse benefício.

V) Princípio da equidade na forma de participação no custeio: Esse princípio expõe a necessidade de uma distribuição justa do ônus do custeio da seguridade social. Ex: Art. 195, §4º da CRFB/88.

VI) Princípio da diversidade da base de financiamento: preza-se a diversidade na base de financiamento, com o intuito de não sobrecarregar demasiadamente uma determinada categoria, pulverizando o ônus pelo custeio da seguridade social.

VII) Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados: A seguridade social deve possuir uma gestão democrática e descentralizada. No entanto, o constituinte avança para afirmar que uma das formas para que essa gestão assim ocorra é a gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

(FONTE: mateiral curso ênfase 2015 - Direito Previdenciário - Prof. Fábio Souza)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais