Buscar

qual a diferença de "res nullius", "res derelictae" e "achádego"?

..

💡 5 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Coisas sem dono dão todos os bens que nunca tiveram dono, ou a cuja propriedade o dono renunciou. Os primeiros denominam-se res nullius, ou coisas de ninguém; os segundos, res derelictae ou coisas abandonadas ou renunciadas.

Prevê o art. 1.234 do Código Civil:

Aquele que restituir a coisa achada, nos termos do artigo antecedente, terá direito a uma recompensa não inferior a cinco por cento do seu valor, e à indenização pelas despesas que houver feito com a conservação e transporte da coisa, se o dono não preferir abandoná-la.

 

Parágrafo único. Na determinação do montante da recompensa, considerar-se-á o esforço desenvolvido pelo descobridor para encontrar o dono, ou o legítimo possuidor, as possibilidades que teria este de encontrar a coisa e a situação econômica de ambos.

 

Analisando o artigo acima, o descobridor tem direito a uma recompensa (achádego é o nome dessa recompensa), salvo se o dono da coisa preferir abandoná-la, hipótese em que o descobridor pode ocupar a coisa por se tratar, agora, de res derelictae. Assim, o artigo acima consagra uma obrigação facultativa do dono da coisa/devedor da recompensa. É notório que se o descobridor passar a usar a coisa terminará adquirindo-a pela usucapião e o passar do tempo irá também beneficiá-lo com a prescrição do aludido crime do Código Penal.

 

0
Dislike0
User badge image

Ricardo Nunes

Res nullius é uma expressão latina, composta de res + nullius, que significa "coisa sem dono" ou "coisa de ninguém";

Res derelicta é uma expressão latina, composta de res + derelicta, que significa "coisa abandonada";

Achádego é a recompensa devida a quem restitui coisa achada. Em outras palavras, é um prêmio dado ao achador da coisa perdida - conhecido também de "ALVÍSSARAS";

A partir das definições acima ja pode se formular as diferenças.

6
Dislike0
User badge image

Antonio Alberto

Um poema para minha esposa-namorada.

Meu amor, nunca fostes res nullius, pois belas como és, sempre tivestes aos teus os mais nobres pretendentes. Mas louvores sejam dados a Deus, pois vistes em mim, uma res derelicta que era, coberto com panos de saco e a costumado às cinzas, a possibilidade da real felicidade ao meu lado. Para sempre te darei achádegos por me cobrir com teu amor que é e sempre será o meu eterno fanal.

1
Dislike0
User badge image

Paulo ventura

Res nullius são as coisas sem dono que podem vir a ser propriedade de alguém, pois se acham à disposição de quem as encontrar ou apanhar. Por exemplo, uma porção de peixes pescada em uma lagoa, caça solta, etc. Deve-se levar em conta que essa apropriação possa ser regulamentada em lei (ex.: leis de proteção ambiental).

Res derelicta é a coisa móvel abandonada, que foi objeto de relação jurídica mas o seu titular a lançou fora, com a intenção de não mais tê-la para si

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais