Buscar

Frutose-2,6-bifosfato inibe ou ativa a frutose 1,6-bifosfatase?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Magno

Inibe, pois quando se tem grande quantidade ocorre uma diminuição na síntese.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A frutose 2,6 bifosfato não é um intermediário da glicólise, tendo função apenas regulatória. É sintetizada no excesso de frutose-6-P, sendo sua concentração portanto, um indicador da concentração deste intermediário. Isto explica seu efeito positivo na enzima fosfofrutoquinase (que utiliza a frutose-6-P) e inibitório sobre a frutose 1,6bifosfatase (que a produz).  Esta é portanto uma das moléculas responsáveis pela regulação recíproca entre glicólise e neoglicogênese.


Na glicólise, ela atua como um ativador alostérico da enzima fosfofrutoquinase I, que catalisa a reação de fosforilação da frutose 6- fosfato a frutose 1,6- bisfosfato. Já na gliconeogênese, ela inibe a enzima frutose1,6- bisfosfatase, que atua no processo inverso, desacelerando a produção de glicose.


Os processos de ativação e inibição ocorrem através do aumento e diminuição, respectivamente, da afinidade da enzima por seu substrato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais