Buscar

eletrocardiografia como acontece o impulso elétrico do coração

💡 3 Respostas

User badge image

Pablo Monteiro

O nó sinusal ou sinoatrial inicia um impulso elétrico que flui sobre os átrios direito e esquerdo (câmaras cardíacas superiores), fazendo que estes se contraiam.O sangue imediatamente será deslocado para os ventrículos (câmaras cardíacas maiores e inferiores) .Quando o impulso elétrico chega ao nó atrioventricular (estação intermediária do sistema elétrico), este impulso sofre um ligeiro retardo.

Em seguida o impulso elétrico dissemina-se ao longo do feixe de His, o qual divide-se em ramo direito (direcionado para o ventrículo direito) e  ramo esquerdo (direcionado para o ventrículo esquerdo).Este último é dividido em dois fascículos: o ântero-superior esquerdo e o póstero-inferior direito.

Na sequência o impulso elétrico atinge os ventrículos fazendo com que estes se contraiam (sístole ventricular), permitindo a saída de sangue para fora do coração. O ventrículo esquerdo ejeta o sangue para o cérebro, músculos e outros orgãos do corpo humano.O ventrículo direito ejeta o sangue exclusivamente para a circulação do pulmão, para que este sangue seja enriquecido com oxigênio.

O ritmo cardíaco ditado pelo marcapasso natural do coração (nó sinusal) é chamado de ritmo sinusal.O ritmo cardíaco  ditado pelo nó atrioventricular (estação intermediária do sistema elétrico do coração) é chamado de ritmo  juncional Muitas vezes , esse último ritmo pode não ser indicativo de uma doença cardíaca propriamente dita.

0
Dislike0
User badge image

Danielle Fonseca

muito obrigada
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A eletrocardiografia é um método usado para analisar o sistema de condução do coração, que nos fornece informações sobre a atividade elétrica do coração . O registro do sistema de condução é fisicamente representado como um ECG. Este exame rápido e sem dor torna possível avaliar a atividade elétrica do coração e detectar potenciais distúrbios cardíacos.


O músculo cardíaco bombeia sangue num ritmo específico em todo o corpo. Para fazer isso, o músculo cardíaco deve se contrair, o que requer um impulso elétrico. Este impulso elétrico vem do nó sinusal (localizado no átrio direito), que age como marca-passo natural do coração. A corrente elétrica é então transmitida através de vias específicas por todo o coração, permitindo a contração e o relaxamento regulares. Essa corrente elétrica pode ser detectada na superfície do corpo (por exemplo, na parede torácica) por meio de eletrodos adesivos.


Do nó sinusal, o impulso elétrico começa por se espalhar pelos átrios (da direita para a esquerda). Quando isso acontece, as células perdem sua negatividade interna, um processo conhecido como despolarização. A despolarização dos átrios faz com que eles se contraiam. A corrente elétrica então se espalha para o nó atrioventricular (nó AV), de onde é ainda transmitida ao septo intraventricular (separa os ventrículos esquerdo e direito).


Para despolarizar os ventrículos, o impulso elétrico viaja através do feixe de His, ao longo dos ramos direito e esquerdo (da esquerda para a direita), e termina nas fibras de Purkinje. Esse processo causa a despolarização dos ventrículos, fazendo com que eles se contraiam.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais