Buscar

Como calcular o Patrimonio liquido?

💡 3 Respostas

User badge image

Maurici Abreu

Patrimônio líquido = Ativo – Passivo

0
Dislike0
User badge image

CRIS TIANE

O patrimônio líquido é calculado por meio dos lançamentos contábeis originados da operação da empresa. A cada aporte de valores no seu negócio, por exemplo, há um acréscimo no capital social, que é uma das contas que compõem o patrimônio líquido. Outra situação que pode influenciar esse subgrupo do passivo é quando sua empresa apura lucros, que, dependendo do seu regime tributário, serão contabilizados nas contas de lucros acumulados ou reserva de lucros até a distribuição aos sócios/acionistas.

 

Patrimônio líquido = Ativo – Passivo

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O patrimônio líquido (PL) engloba um conjunto de contas que registra o valor contábil de uma organização, mas especificamente de seus acionistas ou cotistas. Ele considera aspectos contábeis como capital social, lucros acumulados e aportes financeiros de sócios/acionistas. Contas de reserva e ações de tesouraria também o integram, sendo que até o fluxo de caixa costuma ser considerado em seu cálculo.

O PL é relacionado a pessoas jurídicas, ou seja, empresas. Com base nele, dá para se tirar diversas conclusões em relação à saúde financeira de um empreendimento. Aliás, sua avaliação permite analisar a performance do negócio e entender quais elementos compõem o capital da organização.

É interessante mencionar que tanto os lucros quanto os prejuízos acumulados pela empresa em um determinado ano contábil entram no patrimônio líquido, pois representam mudanças no capital social dela.

O PL é apresentado, normalmente, em um demonstrativo financeiro chamado Balanço Patrimonial (BP) em conjunto com outros dois grupos de contas: o ativo e o passivo. Nesse caso, o PL é colocado junto ao passivo, porém ele é tomado como um passivo do tipo não exigível.

Isso se deve porque ele é relacionado à “dívida” da pessoa jurídica com os indivíduos que formam a empresa, como um grupo de acionistas, um empresário individual, uma sociedade, etc.

Para calcular o patrimônio líquido é simples, use a fórmula:

\(\text{Patrimônio Líquido}=\text{Ativos}-\text{Passivos}\)

O PL é o que sobra do cálculo, ou seja, o capital efetivo que resta para a empresa depois de considerar seus bens e direitos e pagar todas as suas dívidas. Você terá de um lado o que a empresa tem ou recebeu e do outro o que ela deve. O que restar dessa subtração é o patrimônio líquido.

Fonte: https://blog.biva.com.br/empreendedor/patrimonio-liquido/. Acesso em 02 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais