Buscar

Processo Civil

   João propôs demanda de indenização em face de Mário, visando a condenação do réu em danos materiais oriundos de acidente de automóveis, valorados em R$ 10.000,00. Requereu a citação do réu para comparecer em audiência e lá, uma vez frustrada a conciliação, apresentar sua resposta, sob as penas da lei. Mário, que é carpinteiro, validamente citado, compareceu à audiência desacompanhado de advogado. Frustrada a conciliação, o juiz concedeu oportunidade para Mário apresentar sua contestação oralmente. E assim fez o réu. Diante da contestação, que se limitou a negar os fatos articulados pelo autor e a se opor ao pedido inicial, o magistrado concedeu o prazo de 10 dias ao autor para a impugnar a defesa do réu. Diante do enunciado, explique se houve ou não acerto nos procedimentos adotados pelo juiz. Em caso de inexatidões, explique os procedimentos e/ou decisões que deveriam ser adotados.

💡 1 Resposta

User badge image

Paloma Fiama

Por vez,

1. a audiência foi de conciliação seguida de instrução? Se for só de conciliação não precisa de advogado.

2. Ele foi citado, quem pratica os atos processuais é o advogado. não a parte. Contestar é ato do advogado, se ele não tem advogado o juiz deveria designar um da defensoria pública para que fizesse sua defesa caso a audiência fosse seguida de instrução, pois em audiência de conciliação não se contesta. Sendo assim, o juiz não poderia aceitar a 'contestação' do réu muito menos abrir prazo para réplica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais