Buscar

Fale sobre fundações profundas.

#fundações

💡 2 Respostas

User badge image

yasmin peixoto

São fundações que transferem a carga recebida dos pilares, através da base da fundação para o solo

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As fundações profundas são elementos estruturais que transmitem as cargas da edificação ao solo. Elas são ligadas aos pilares das edificações através de blocos de ancoragem que fazem a transição dos pilares para a fundação.

Segundo a NBR 6122/2010 que normatiza o projeto e execução de fundações, uma fundação é considerada profunda quando a carga é transmitida ao terreno pela ponta, por resistência lateral ao longo do fuste ou por uma combinação das duas. A norma diz ainda, que para ser considerada profunda, uma fundação deve ter no mínimo 3,0 m de comprimento ou estar assente a uma profundidade superior ao dobro da sua menor dimensão em planta.

Outra definição usualmente aceita para se definir uma fundação como profunda é o seu modelo de ruptura. Neste tipo de fundação, a ruptura não atinge a superfície do terreno, como acontece em fundações superficiais.

As fundações profundas podem ser em estacas ou tubulões. Para se definir o tipo de fundação profunda a ser utilizada deve-se levar em conta a carga a ser transmitida ao solo, a resistência do solo e o nível freático. Deve-se atentar ainda para o entorno da obra, de forma que a mesma não gere transtornos na vizinhança, como vibrações excessivas.

As estacas são elementos de fundações profundas, caracterizados por pequenas seções transversais e grandes comprimentos. São executados por máquinas e não há necessidade de descida de pessoal. Podem ter a seção transversal circular ou quadrada, podem ser de madeira, aço, concreto armado ou pré-moldadas. As estacas são subdivididas em duas categorias, estacas cravadas e estacas escavadas. Estacas cravadas são aquelas introduzidas no terreno por meio de cravação, sem necessidade de escavação do solo enquanto que estacas escavadas ou estacas de não deslocamento são aquelas em que há escavação e retirada de material.

Por sua vez, tubulões são elementos de fundações profundas, caracterizados por possuir seções transversais pequenas em relação ao comprimento do fuste, assim como nas estacas. Porém, possuem a base em forma de tronco de cone alargada.

Fonte: https://www.engenhariaconcreta.com/principais-tipos-de-fundacoes-profundas/. Acesso em 27 de junho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais