Buscar

Como é feita a mediação entre o profissional assistente social e a demanda por ele atendida ao acesso aos direitos sociais?

💡 1 Resposta

User badge image

Taylane Pastore

Como é feita a mediação entre o profissional assistente social e a demanda por ele atendida nessa perspectiva de universalização do acesso aos direitos sociais?

                    

O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, realiza sua ação profissional no âmbito das políticas socioassistenciais, na esfera pública e privada. Neste sentido, desenvolve atividades na abordagem direta da população que procura as instituições e o trabalho do profissional, e por meio da pesquisa, da administração, do planejamento, da supervisão, da consultoria, da gestão de políticas, de programas e de serviços sociais.

O Serviço Social atua na área das relações sociais, mas sua específica cidade deve ser buscada nos objetivos profissionais tendo estes que serem adequadamente formulados guardando estreita relação com objeto. Essa formulação dos objetivos garante-nos, em parte, a específica cidade de uma profi ssão. Em consequência, um corpo de conhecimentos teóricos, método de investigação e intervenção e um sistema de valores e concepções ideológicas conformariam a específica cidade e integridade de uma profissão.

No processo de ruptura com o conservadorismo, o Serviço Social passou a tratar o campo das políticas sociais, não mais no campo relacional demanda da população carente e oferta do sistema capitalista, mas acima de tudo como meio de acesso aos direitos sociais e à defesa da democracia. Dessa forma, não se trata apenas de operacionalizar as políticas sociais, embora importante, mas faz-se necessário conhecer as contradições da sociedade capitalista, da questão social e suas expressões que desafiam cotidianamente os assistentes sociais, pensar as políticas sociais como respostas a situações indignas de vida da população pobre e com isso compreender a mediação que as políticas sociais representam no processo de trabalho do profissional, ao deparar-se com as demandas da população.

A atuação do assistente social realiza-se em organizações públicas e privadas e em diferentes áreas e temáticas, como: proteção social, educação, programas socioeducativos e de comunidade, habitação, gestão de pessoas, segurança pública, justiça e direitos humanos, gerenciamento participativo, direitos sociais, movimentos sociais, comunicação, responsabilidade social, marketing social, meio ambiente, assessoria e consultoria, que variam de acordo com o lugar que o profissional ocupa no mercado de trabalho, exigindo deste um conhecimento teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo. Esse profissional busca a inclusão social e a participação das classes subalternas, por meio de formas alternativas e estratégicas de ação. Pois procura conhecer a realidade em que atua e possuir compromisso ético com a classe trabalhadora e com a qualidade dos serviços prestados.

   A profissão do Assistente Social está colocada dentro da divisão social e na técnica do trabalho, realiza suas ações profissionais baseando-se adentro das políticas sócio assistenciais, na esfera pública e privada, a fim de garantir a universalização dos direitos sociais e civis.

 

 

Após o conservadorismo, o Serviço Social passou a reconhecer o campo das políticas sociais, não só como “privilegio” dos mais empobrecidos, mas também como um portal de acesso aos direitos e defesa da democracia, assim que nosso meio capitalista nos “afasta” desses direitos.

  A atuação do Assistente Social organiza-se através da intersetorialidade no atendimento, que abrange a educação, á cultura, á saúde, á Proteção Social, á Habitação, entre outros. Exigindo de seus profissionais, conhecimentos, teórico-metodológico, ético-político e técnico=operativo. O mesmo busca com tudo, á inclusão social e a participação da classe subalterna, para que junto ás estratégias de ação possamos atingir a classe trabalhadora e garantir a qualidade dos serviços prestados.

 

 

 

 

 

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais