Buscar

papel da niacina na glicólise

Adultos engajados em exercício físico intenso requerem, para nutrição adequada, uma ingestão de cerca de 160 g de carboidrato diariamente, mas apenas em torno de 20 mg de niacina. Dado o papel da niacina na glicólise, como você explica essa observação?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A niacina também conhecida como vitamina B3 são encontradas nas leveduras,  fígado, carnes magras,aves, leite, entre outros.


Essa substância é super importante para nosso metabolismo celular e também na reparação do material genético (DNA). Ela também tem como função remover do nosso organismo  substâncias químicas que são tóxicas e auxiliar a produção de hormônios esteróides pelas glândulas adrenais. Quando essa substância é  administrada em grandes doses, funciona como vasodilatador.


O fato de ser um vasodilatador faz com que ele deva ser ingerido em pequenas doses, uma vez que o exercício em si já causa uma dilatação dos vasos naturalmente. 

 

Fonte: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/50874/R%20-%20E%20-%20LETICIA%20ANDREGUETTO%20MACIEL.pdf?sequence=1&isAllowed=y

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais