Buscar

Qual a importância do hormônio cortisol?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O cortisol é um hormônio esteróide, um dos glicocorticóides , produzido no córtex das glândulas supra-renais e liberado no sangue, que o transporta por todo o corpo. Quase todas as células contêm receptores para o cortisol e, portanto, o cortisol pode ter muitas ações diferentes, dependendo do tipo de células em que está atuando.


Esses efeitos incluem o controle dos níveis de açúcar no sangue do corpo e a regulação do metabolismo , atuando como um antiinflamatório, influenciando a formação da memória, controlando o equilíbrio de sal e água, influenciando a pressão sanguínea e ajudando no desenvolvimento do feto.


Em muitas espécies, o cortisol também é responsável por desencadear os processos envolvidos no parto. Uma versão similar desse hormônio, conhecida como corticosterona , é produzida por roedores, pássaros e répteis.

1
Dislike0
User badge image

Letícia Paes

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. O cortisol serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais