Buscar

Aponte, acerca do Poder Judiciário, a alternativa verdadeira:

💡 1 Resposta

User badge image

Daniela Rangel

No que se refere às garantias e às vedações aplicáveis à magistratura brasileira, é correto afirmar que os juízes 



a) têm vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após três anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado. 
b) têm inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público fundado em decisão por voto de maioria de dois terços do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa. 
c) têm irredutibilidade de subsídio, não se lhes aplicando limites constitucionais, nem sequer o teto de remuneração. 
d) não podem exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério. 
e) não podem exercer a advocacia no juízo ou tribunal de que se afastaram, antes de decorridos dois anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

=============================================

Essa questão é bastante recente, feita pela Fundação Carlos Chagas. Esse tipo de assunto é muito interessante, principalmente para aqueles que vão prestar os concursos de Tribunais, como o TRE-RJ.
Para acertá-la, basta que o candidato tenha conhecimento do Parágrafo único do Art. 95 da CF88. Senão vejamos:

"Parágrafo único. Aos juízes é vedado:

I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério;

II - receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo;

III - dedicar-se à atividade político-partidária.

IV - receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei; 

V - exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração" 


Com isso, nós já podemos concluir que a correta é a opção "D".

Ainda com relação à essa questão, vejamos as outras opções:

a) A opção encontra-se errada, pois o inciso "I" afirma que a vitaliciedade será adquirida após DOIS anos de exercício, enquanto a opção fala em três anos.

b) Está errada pelo fato de o inciso "VIII" do art. 93 ressalvar o motivo de interesse público por voto da "maioria absoluta", não havendo que se falar em "maioria de dois terços" do respectivo tribunal.

c) Opção polêmica, mas apesar de haver a irredutibilidade de subsídio, não podemos falar ausência de submissão aos tetos constitucionais. Entendimento meu, mas ressalta-se que existem decisões (ao meu ver) arbitrárias mantendo subsídios acima do teto constitucional.

e) O inciso "V" do citado parágrafo único nos diz que o exercício da advocacia, nesses casos, fica sobrestado até que decorram três anos do afastamento do cargo, seja por aposentadoria ou exoneração. Como a opção falou em 'dois ano', encontra-se errada!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais