Buscar

O que muda no perfil metabólico resultante de uma mutação na carnitina-aciltransferase I muscular

em que a proteína mutante perdeu sua afinidade por malonil-CoA, mas não sua atividade catalítica? 

💡 2 Respostas

User badge image

Hermes de Sousa

....

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Existem muitas complicações associadas às mudanças de perfil metabólico da carnitina e dentre elas podemos citar a diabetes, aterosclerose, doença arterial coronariana, doença cardíaca isquêmica, acidente vascular cerebral, neuropatia, retinopatia e nefropatia. Em todos esses casos a carnitina-aciltransferase sofre mutação e devido ao metabolismo lipídico acaba causando esses distúrbios. 


A carnitina é uma molécula pequena, solúvel em água, semelhante à vitamina, apresentando vários papéis essenciais no metabolismo intermediário. O principal papel fisiológico está associado aos processos de produção de energia celular através do transporte de ácidos graxos de cadeia longa do citosol para a mitocôndria, onde sua degradação ocorre via β-oxidação.


Esse papel é fundamental, uma vez que nem os ácidos graxos de cadeia longa livres, nem seus ésteres Coenzima-A podem atravessar a membrana mitocondrial interna por conta própria; o transporte é possível exclusivamente em forma de éster de carnitina. As porções acilo são transferidas entre a Coenzima-A e a carnitina pelas reacções reversíveis de carnitina palmitoiltransferase I e II. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais