Buscar

O que mantém o sangue livre de coágulos?

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O que mantém o sangue livre de coágulos é a hemostasia. A hemostase é o processo natural no qual o fluxo sangüíneo diminui e um coágulo se forma para evitar a perda de sangue durante uma lesão, com sangue que significa sangue e significado para stasis. Durante a hemostase, o sangue muda de um líquido fluido para um estado gelatinoso.


A hemostasia inclui três etapas que ocorrem em uma sequência rápida:

(1) espasmo vascular ou vasoconstrição, uma breve e intensa contração dos vasos sanguíneos;

(2) formação de um plug de plaqueta;

 (3) coagulação sanguínea ou coagulação, que reforça o tampão plaquetário com malha de fibrina que age como uma cola para manter o coágulo unido.

Uma vez que o fluxo sanguíneo tenha cessado, o reparo tecidual pode começar.


Ao contrário da crença popular, a coagulação de uma lesão na pele não é causada pela exposição ao ar, mas pelas plaquetas aderidas e ativadas pelo colágeno no endotélio dos vasos sangüíneos. As plaquetas ativadas liberam o conteúdo de seus grânulos, que contêm uma variedade de substâncias que estimulam a ativação adicional de plaquetas e aumentam o processo hemostático.

1
Dislike0
User badge image

Larissa Lima

O sangue que passa pelos vasos sanguíneos não coagula pois o fluxo é constante, e não há presença de TROMBOPLASTINA, enzima liberada pelas plaquetas e células dos tecidos responsável por desencadear a reação de transformação de outra proteína plasmática, o FIBRINOGÊNIO, em FIBRINA. A fibrina forma uma rede de fios que barram todas e quaisquer células sanguíneas, originado assim os coágulos.

0
Dislike0
User badge image

Richard Vieira

varfarina 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais