Buscar

Qual a diferença entre federação e confederação?

💡 6 Respostas

User badge image

Erick Ferreira

Federação é o nome de um estado soberano formado por diversas entidades locais com autonomia de governo e administração. Quando essas entidades se unem através de uma constituição forma-se a federação ou o estado federal.

A confederação é similar à federação, mas difere no fato de que as entidades da confederação são soberanas e a sua formação é feita por alianças enquanto que na federação isto ocorre por constituição. Na confederação os laços existentes são mais brandos, enquanto que na federação são mais rígidos.

3
Dislike0
User badge image

Pedro Villachã

A federação é o pacto federativo é indissolúvel, já na confederação é dissolúvel. É a principal diferença
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Além das pessoas físicas e das pessoas jurídicas que compõe o Estado, existem as federações e confederações que, de modo geral, englobam várias entidades, sendo as vezes estados (ou sub-divisões) componentes de uma nação.

Uma federação é um estado que tem sua própria autonomia e liberdade, tendo assim uma soberania e sendo composto por várias entidades próprias de administração e de governo. Assim, quando pensamos em um país que possui estados que o constituem, estamos falando de países que são federações.

O Brasil, por exemplo, por meio da Constituição, é uma federação porque é composto de vários estados com autonomia administrativa e governamental.

Uma confederação, por sua vez, também é composta por várias entidades livres e autônomas, entretanto, dentro de uma confederação, esta composição é feita por meio de alianças e não por meio constituicional.

Portanto, quando pensamos numa federação, estamos falando de um agrupamento muito mais vigoroso, já que é mantido por meio de normas constituicionais. A confederação, por sua vez, possui laços brandos entre as entidades que o compõem, fazendo com que estas alianças possa ser desfeitas mais facilmente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais