Buscar

Como avaliar a função renal a partir do resultado do sumário de urina?

Sistema renal

💡 3 Respostas

User badge image

Daví Fontoura

Sabemos que o nossos rins não filtram grandes proteinas como por exemploa glicose. Num exame renal se obtiver alguma alteração pode se ter o diagnostico de que, a filtração do sangue nao esta sendo efetiva, pois pode vir a filtrar grandes proteinas, substancias que deviam ser filtradas e reabsorvidas no glomerulo (mas não ocorre o mesmo).

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Em muitos aspectos, o sistema excretor ou urinário humano se assemelha aos de outras espécies de mamíferos, mas tem suas próprias características estruturais e funcionais. Os termos excretório e urinário enfatizam a função de eliminação do sistema. Os rins, no entanto, secretam e retêm ativamente no corpo certas substâncias que são tão importantes para a sobrevivência quanto aquelas que são eliminadas.


O sistema contém dois rins, que controlam a composição eletrolítica do sangue e eliminam os produtos residuais dissolvidos e quantidades excessivas de outras substâncias do sangue; as últimas substâncias são excretadas na urina, que passa dos rins para a bexiga por meio de dois tubos musculares finos chamados ureteres. A bexiga é um saco que segura a urina até ser eliminada pela uretra.


As unidades estruturais dos rins que realmente produzem urina são as néfrons , dos quais existem aproximadamente 1.000.000 em cada rim. Cada néfron é um longotúbulo (ou tubo extremamente fino) que é fechado, expandido e dobrado em uma estrutura de parede dupla em uma extremidade. Essa estrutura, chamada decápsula corpuscular renal , ou cápsula de Bowman, inclui um grupo de capilares (vasos sanguíneos microscópicos) chamado deglomérulo .

0
Dislike0
User badge image

Priscila Carvalho

Através do sumário de urina você examina a dosagem de uréia e creatinina. Se essas dosagens estiverem alterados é um indicativo de problema renal. Ênfase em indicativo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais