Buscar

O que significa inflação e PIB?

💡 1 Resposta

User badge image

Vitor Eduardo

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A inflação é a taxa na qual o nível geral de preços de bens e serviços está aumentando e, conseqüentemente, o poder de compra da moeda está caindo. Os bancos centrais tentam limitar a inflação e evitar a deflação , a fim de manter a economia funcionando sem problemas.

O monetarismo teoriza que a inflação está relacionada à oferta monetária de uma economia. Por exemplo, após a conquista espanhola dos impérios asteca e inca, grandes quantidades de ouro e especialmente de prata fluíram para as economias espanhola e européia. Como a oferta de moeda aumentou rapidamente, os preços aumentaram e o valor do dinheiro caiu, contribuindo para o colapso econômico.

A inflação é geralmente medida em termos de um índice de preços ao consumidor (IPC), que acompanha os preços de uma cesta de bens e serviços essenciais ao longo do tempo. Visto de outra forma, essa ferramenta mede o valor " real " - isto é, ajustado pela inflação - dos ganhos ao longo do tempo. É importante notar que os componentes do IPC não mudam de preço nas mesmas taxas ou até mesmo necessariamente se movem na mesma direção. Por exemplo, os preços do ensino secundário e da habitação aumentaram muito mais rapidamente do que os preços de outros bens e serviços; Enquanto isso, os preços dos combustíveis subiram, caíram, voltaram a subir e voltaram a cair - cada vez muito acentuadamente - nos últimos dez anos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais