Buscar

O que proteínas transmembranas

💡 2 Respostas

User badge image

Ana luiza Oliveira

Como o proprio nome já diz, trans- de transporte e membrana, são proteinas integrais agregadas a membrana plasmatica da celula que consegem penetrar totalmente a membrana, auxiliando na permeabilidade seletiva dessa membrana plasmática, podem ser de proteinas transmembrana de passagem unica ou de multipassagem, também são classificadas de acordo com as suas estruturas e por terem funções específicas para transportar diversas substancias como: íons, enzimas e receptores.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma proteína transmembranar é um tipo de proteína membranar que envolve a totalidade da membrana biológica à qual é permanentemente ligada - ou seja, recobre essa membrana de um lado a outro, podendo cobrir a bicamada lipídica uma vez (unipasso) ou várias vezes (multipasso).


Podem-se distinguir três domínios nestas proteínas. Em primeiro lugar, uma zona que passa através da membrana, de características hidrofóbicas (que repele a água), e que interage com os lípidos da bicamada lipídica (membrana celular). Para além deste domínio, existe um citosólico e outro extracitosólico, que estão em contacto com o interior e exterior da célula respectivamente, de carácter hidrofílico. O resultado é uma proteína anfipática. Como proteína integral que é, só se pode isolar da bicamada lipídica mediante a aplicação de detergentes, como o SDS.


Suas principais funções são: servir como canais transportadores de iões ou moléculas, como por exemplo as aquaporinas que transportam água através da membrana; recepção de sinais celulares, ancoragem ao citoesqueleto ou à matriz extracelular, etc.


Portanto, uma proteína de transmembrana é um tipo de proteína membranar que envolve a totalidade da membrana biológica à qual é permanentemente ligada.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Proteína_transmembranar. Acesso em 21 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais