Buscar

Como funciona a fotossíntese nas plantas C3?

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Fernandes

PLANTAS C3

As plantas C3 recebem este nome por conta do ácido 3-fosfoglicérico formado após a fixação das moléculas de CO2. Estes vegetais compreendem a maioria das espécies terrestres, ocorrendo principalmente em regiões tropicais úmidas.

As taxas de fotossíntese das plantas C3 são elevadas à todo o momento, tendo em vista que a planta atinge as taxas máximas de fotossíntese (TMF) em intensidades de radiação solar relativamente baixas. É por isso que são consideradas espécies esbanjadoras de água. Ainda assim, este grupo vegetal é altamente produtivo, contribuindo significativamente para o equilíbrio da biodiversidade terrestre.

http://www.euquerobiologia.com.br/2014/02/plantas-c3-c4-e-cam-fixacao-de-carbono.html

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Este tipo de fotossíntese emprega apenas o ciclo C3 pelo qual o dióxido de carbono passa por reações químicas para formar carboidratos. As reacções cíclicas C3 incluem também a regeneração do substrato químico aceitador de CO2. Plantas exibindo este mecanismo de fotossíntese são chamadas de plantas C3 .


odo o processo, desde a captura de energia leve até a produção de açúcar, ocorre dentro do cloroplasto . A energia da luz é capturada pelo processo de transporte de elétrons não-cíclico que usa as membranas tilacóides para o transporte de elétrons necessário . Cerca de 85% das espécies vegetais são plantas C3. Eles incluem os grãos de cereais: trigo, arroz, cevada, aveia. Amendoim, algodão, beterraba sacarina, tabaco, espinafre, soja e a maioria das árvores são plantas C3. A maioria das gramíneas, como o centeio e a festuca, são plantas C3.


As plantas C3 têm a desvantagem de que, em condições de calor seco, sua eficiência fotossintética sofre devido a um processo chamado fotorrespiração . Quando a concentração de CO 2 nos cloroplastos cai abaixo de cerca de 50 ppm, o catalisador rubisco que ajuda a fixar o carbono começa a fixar o oxigênio. Isso é um grande desperdício da energia que foi coletada da luz e faz com que o rubisco funcione a talvez um quarto de sua taxa máxima.


O problema da fotorrespiração é superado nas plantas C4 por uma estratégia de dois estágios que mantém o CO 2 alto e o oxigênio baixo no cloroplasto onde o ciclo de Calvin opera. A classe de plantas chamadas intermediários C3-C4 e as plantas CAM também têm estratégias melhores que as plantas C3 para evitar a fotorrespiração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais