Buscar

COMO CALCULCAAR JUROS

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Jácome

Como calcular juros?

Para calcular juros simples, é preciso multiplicar o valor inicial pela taxa de juros do período (que pode ser mensal ou anual) e o período. Imagine que você tem uma dívida de R$ 2 mil, com taxa de juros de 8% a.m (ao mês) e ela deve ser paga em dois meses.

2.000 x 0,08 x 2 = 320

Ou seja, essa é sua taxa de juros simples. Para saber o valor final que você irá pagar basta somar os juros à quantia inicial. No final do período, neste exemplo, o valor a ser pago será de R$ 2.320. Para calcular o montante no caso de juros compostos é preciso usar a seguinte fórmula: o montante é igual ao valor inicial vezes (1+ i) elevado a n, sendo que i é a taxa de juros (3,5% ao mês, por exemplo) e n o período de meses (12 meses, por exemplo). Para o cálculo dar certo, é importante que a taxa i seja expressa na mesma medida que n (taxa de juros ao mês para n meses). Para calcular somente os juros é preciso apenas diminuir o valor principal do montante ao final do período.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image