Buscar

quem tem as respostas por favor.

A interação entre os diversos agentes e setores sociais envolvidos no processo de elaboração, implementação e manutenção de políticas públicas é bastante complexo. Há uma interdependência entre esses atores sociais que deve ser balanceada, atendendo as particularidades e necessidades de cada um, tendo em mente os objetivos a serem alcançados, a saber, o bem da coletividade em questão.A interação entre esses diferentes atores pode fortalecer o sistema de avaliação de investimentos e otimizar a eficiência dos gastos, além de garantir que este investimento chegue, de fato, à população. Os atores nas políticas públicas podem ser formais e informais, individuais e coletivos, público e privado.

I - as equipes de governo e os partidos políticos fazem parte dos atores sociais formais envolvidos nas políticas públicas

II - os magistrados, políticos e formadores de opinião fazem parte dos atores sociais informais envolvidos nas políticas públicas

III - os setores não governamentais fazem parte dos atores sociais coletivos envolvidos nas políticas públicas

IV - os movimentos sociais, as empresas privadas, os sindicatos e os meios de comunicação fazem parte dos atores sociais informais envolvidos nas políticas públicas.

Agora assinale a alternativa CORRETA:


Alternativas:

  • a)

    As afirmativas I e III estão corretas.

  • b)

    As afirmativas I e IV estão corretas.

  • c)

    As afirmativas I, III e V estão corretas.

  • d)

    As afirmativas II, III e IV estão corretas.

2)

A mobilização de diferentes atores sociais é fundamental para o acesso de uma coletividade com o Estado e para a formulação de políticas públicas. Alguns dos principais atores sociais envolvidos nos processos de elaboração e implementação de políticas públicas são os atores considerados fundamentais, o corpo técnico, os juízes, a mídia, as empresas, sindicatos, os movimentos sociais, as organizações do terceiro setor e as associações comunitárias.

Sobre a descrição e os grupos que compõem os diferentes atores sociais marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Os atores fundamentais são as equipes do governo. São responsáveis por identificar problemas e decidir quais projetos e demandar atender com políticas públicas adequadas. Faz parte desse grupo o secretariado de governo, os deputados, senadores, governadores, prefeitos e vereadores.

( ) Os movimentos sociais são organizações que representam os interesses de segmentos e categorias nas políticas públicas e são representados pelas associações de profissionais;

( ) Os movimentos sociais são grupos que tem objetivo e existência determinados, ligados a reivindicações sociais. São compostos por grupos coletivos que buscam defender, garantir e exigir direitos sociais.

( ) As empresas são descritas como unidades produtoras de bens e serviços que atuam no cenário econômico e político visando benefícios próprios. São corporações do setor privado que vão de micro a macro empresas, nacionais ou transnacionais.

( ) A mídia são os veículos de comunicação de massa que têm por objetivo informar a sociedade. Esse grupo de atores sociais é composto por todos os veículos de comunicação de massa.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


Alternativas:

  • a)

    F - V - F - F - F

  • b)

    V - F - F - V - F

  • c)

    V - F - V - V - V

  • d)

    F - V - V - V – F

3)

As políticas sociais surgem com a luta da classe trabalhadora por seus direitos. São uma resposta ao sistema capitalista, construídas através das mobilizações das classes operárias ao longo do século XIX. A política social atua como uma estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, como medida de conciliação entre empresa privada e os trabalhadores.

Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem:

I – As políticas sociais são uma modalidade de políticas públicas e são compostas por planos, projetos e programas de intervenção para cada área e/ou campo que o governo deve atuar, como por exemplo: educação, saúde, assistência, lazer, entre outros.

II – As políticas públicas no âmbito da educação devem garantir o cumprimento da função social da escola, que se refere à socialização dos saberes acumulados historicamente pela humanidade. A formação de valores e atitudes voltados para o exercício da cidadania é de responsabilidade da família e não fazem parte do papel social da escola.

III - A implementação das políticas de saúde, deve considerar vários pontos, tais como: a situação econômica do país, o processo de envelhecimento da população, alteração no processo de adoecimento da população em decorrência ás mudanças das condições sociais e ambientais.

IV - No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma importante conquista, já que prevê atendimento público para toda população e tem como estratégia de promoção da saúde o foco em aspectos que desencadeiam o processo de adoecimento, como por exemplo, violência, desemprego, subemprego, falta de saneamento básico, habitação inadequada e/ou ausente, dificuldade de acesso à educação, fome, urbanização desordenada, qualidade do ar e da água ameaçada e deteriorada.

Agora assinale a alternativa CORRETA:


Alternativas:

  • a)

    As afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • b)

    As afirmativas I e IV estão corretas.

  • c)

    As afirmativas I e III estão corretas.

  • d)

    As afirmativas II, III e IV estão corretas.

4)

Em um contexto de extrema desigualdade, como o que temos no Brasil, até mesmo a cidadania é desigualmente distribuída, isso quer dizer que muitas vezes a população ou grupo social desconhece meios de articulação para exigência de seus direitos sociais. Vale enfatizar que o crescimento econômico, apesar de trazer benefícios para o contexto nacional, não implica em uma redução imediata da pobreza e da desigualdade social.

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

A desigualdade é uma das características mais marcantes da estrutura social brasileira, mas esta não se reduz à distribuição de renda. O descompasso entre avanço econômico e social é fundamental para as escolhas de políticas púbicas que serão implementadas com o objetivo de combater a desigualdade e erradicar a pobreza extrema uma vez que estas políticas devem passar necessariamente por políticas de redistribuição de renda.

Portanto,

O que torna o Brasil um caso especial é que as desigualdades históricas em meio a um processo de modernização acelerado já estão superadas através dos vários esforços feitos para combater a pobreza e a desigualdade social por meio de programas e políticas públicas, desenvolvidos pelo atual governo brasileiro como o Fome Zero, o Bolsa Família, as políticas de cotas para ingresso nas universidades e em concursos públicos, entre outros. Essas políticas implantadas tem sido suficientes para erradicar quaisquer desigualdades sociais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

 


Alternativas:

  • a)

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa da I.

  • b)

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I;

  • c)

    A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa;

  • d)

    As asserções I e II são proposições falsas.

5)

O profissional da gestão pública tem o desafio de estar atento às demandas da população, construindo programas para melhor atender estas demandas. O profissional considerado um bom gestor é aquele que apresenta um foco de trabalho específico.

Marque a alternativa que descreve corretamente deve ser o foco de trabalho do profissional da gestão pública considerado um bom gestor.


Alternativas:

  • a)

    garantia de renda mínima básica a toda a população

  • b)

    garantia de estabilidade vitalícia aos concursados

  • c)

    garantia de serviços terceirizados de saúde

  • d)

    garantia de direitos sociais às populações desfavorecidas 

💡 1 Resposta

User badge image

Charles Luiz

sim

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais