Buscar

O sistema de Freio a Ar Direto era composto por: Compressor - Fornece o ar comprimido para o Reservatório Principal; Reservatório Principal

Considere uma peça retiradas do sistema de freio de uma locomotiva na qual a vazão (Q) é igual a 0,03

m³/s de ar com temperatura de trabalho de 20 °C. Na peça, a primeira seção (1) tem diâmetro de 2,5 cm com o valor de pressão (P1) medida no manômetro como sendo 70 kPa; na seção (2) o diâmetro é 7 cm com pressão (P2) desconhecida no manômetro. As duas seções são ligadas por um alargamento brusco. Determine a pressão no ponto 2 considerando a distância entre os dois manômetros como pequena, para que os freios da locomotiva funcionem conforme a solicitação do maquinista.

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

pressão absoluta é a pressão total de um certo ponto ou lugar, ou seja, é o somatório de todas as contribuições para o aumento da mesma. A sua determinação depende de diversos factores que podem provocar um aumento de pressão no sistema. Para um ponto no interior de um fluido, já vimos que {p_{abs} = p_{ext} + \rho . g . \Delta h }. Se a parte externa for o meio ambiente, então {p_{ext}=p_a}.

O princípio de Stevin estabelece a diferença de pressão entre dois ponto de um fluido: {\Delta p = \rho . g . \Delta h }. Este valor é conhecido como pressão manométrica, pois é a pressão indicada pelos manómetros. A pressão manométrica entre dois pontos de um mesmo fluido, mas com profundidades diferentes {h_1} e {h_2} é:

\displaystyle p_{m}=\rho.g.\Delta h \ \ \ \ \ (15)

Podemos então afirmar que:

\displaystyle p_{abs}=p_a+p_m \ \ \ \ \ (16)

A pressão absoluta sempre é positiva ({p_{abs}\geq 0}), mas a pressão manométrica pode ser positiva (em locais com pressão superior à pressão atmosférica), ou negativa (em locais onde a pressão é inferior à pressão atmosférica).

Para determinar a diferença de pressão entre dois pontos de um sistema qualquer, são muitas vezes empregues os manómetros de líquido. Um manómetro de líquido muito simples pode ser um tubo é U contendo um líquido. Usando um tubo em U, podemos medir a pressão de líquidos e gases.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais