Buscar

Quais são as 14 células unitárias de Bravais ?

💡 5 Respostas

User badge image

Wendel Gomes

Cristais e Célula Unitária

A principal característica de um cristal é a repetição periódica de íons, átomos ou moléculas no espaço, ou seja, em três dimensões. Robert Hooke foi o primeiro a sugerir que a regularidade da aparência externa de um cristal era a um reflexo de um alto grau de regularidade interna, em 1664. Nicolaus Steno em 1671 observou que a variação na forma de cristais de uma mesma substância não está relacionada com a variação de estrutura interna, mas sim com o fato de algumas direções de crescimento se desenvolvem mais que as outras. A Lei de Steno diz que apesar das formas geométricas das faces do cristal serem alteradas pelo crescimento irregular, os ângulos entre as faces de determinada forma tendem a permanecer iguais.

A constância dos ângulos interfaciais reflete a ordem interna. A célula unitária é a menor unidade que permite descrever a estrutura completa pela sua repetição no espaço.

De acordo com a disposição espacial dos pontos reticulares as células unitárias podem ser:
P — célula unitária primitiva, ou simples: todos os pontos reticulares estão localizados nos vértices do paralelepípedo que constitui a célula;
F — célula unitária centrada nas faces, apresenta pontos reticulares no centro das faces além dos localizados nos vértices;
A, B ou C – célula unitária centrada em uma das faces: apresentam pontos reticulares nos vértices e no centro em uma das faces.
São designadas pelas letras A, B ou C, conforme as faces que contêm os pontos reticulares;

I — célula unitária centrada no corpo: apresenta além dos pontos que determinam os vértices, um ponto reticular no centro da célula. Para pode entender os retículos cristalinos analisaremos como se formam a partir de translações em uma, duas e três dimensões.




0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, deve-se determinar o significado de uma célula unitária. A célula unitária é uma unidade padrão repetitiva utilizada para classificar as estruturas cristalinas. Sua grande maioria é formada por paralelepípedos ou prismas.

Assim, as quatorze células unitárias de Bravais ou redes de Bravais podem ser observadas na imagem a seguir:


bravais

A letra P significa célula unitária primitiva, a letra F significa que as células possuem pontos nas faces, a letra I significa que a célula unitária possui um ponto no centro e interior e a letra C significa que a célula unitária possui as bases centradas.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

  1. Cúbica Simples (Primitive Cubic): Cada átomo está em um canto da célula cúbica.
  2. Cúbica de Corpo Centrado (Body-Centered Cubic): Cada átomo está em um canto e um no centro da célula cúbica.
  3. Cúbica de Face Centrada (Face-Centered Cubic): Cada átomo está em um canto e um adicional em cada face da célula cúbica.
  4. Tetragonal Simples (Primitive Tetragonal): Similar à cúbica simples, mas com um eixo de simetria alongado.
  5. Tetragonal de Corpo Centrado (Body-Centered Tetragonal): Similar à cúbica de corpo centrado, mas com um eixo de simetria alongado.
  6. Ortorrômbica Simples (Primitive Orthorhombic): Os eixos de cada vértice são de diferentes comprimentos.
  7. Ortorrômbica de Corpo Centrado (Body-Centered Orthorhombic): Similar à ortorrômbica simples, mas com um átomo adicional no centro da célula.
  8. Ortorrômbica de Face Centrada (Face-Centered Orthorhombic): Similar à ortorrômbica simples, mas com um átomo adicional em cada face.
  9. Rômbica (Rhombohedral): Cada átomo está em um vértice de uma célula rômbica.
  10. Monoclínica Simples (Primitive Monoclinic): Os eixos de cada vértice são de diferentes comprimentos, mas um eixo é inclinado em relação aos outros dois.
  11. Monoclínica de Base Centrada (Base-Centered Monoclinic): Similar à monoclinica simples, mas com um átomo adicional no centro da célula.
  12. Triclínica (Triclinic): Nenhum dos eixos de cada vértice são perpendiculares entre si.
  13. Hexagonal (Hexagonal): Cada átomo está em um vértice de uma célula hexagonal.
  14. Hexagonal Compacta (Close-Packed Hexagonal): Similar à hexagonal, mas com um átomo adicional no centro da célula e metade dos átomos em cada face.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais