Buscar

O que são elementares do tipo?

O que são elementares do tipo? 

💡 2 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O artigo 30 do CP dispõe quanto à incomunicabilidade das circunstancias e condições de caráter pessoal, salvo se elementares do crime. Um crime pode, em regra, ser praticado por uma ou mais pessoas. ... Elementares são os elementos típicos do crime, dados que integram a definição da infração penal.

0
Dislike0
User badge image

Alyson Becker

Em síntese, e sem adentrar ao mérito dos elementos normativos, objetivos e subjetivos do tipo penal, diz-se que:

Elementares do tipo incriminador é o núcleo central da norma penal, onde que sem tal característica não poderá ser considerado crime, normalmente atrelado ao verbo do tipo. Ou seja, alguns crimes só ocorrem em razão da maneira excepcional de como é tratado, onde a condição para sua caracterização é considerada a "elementar" do tipo incriminador. Exemplo. A mulher em "estado puerperal" mata o filho com ajuda de terceiro durante ou logo após o parto (art. 123 CP - infanticídio), nota-se que o "estado puerperal" da mulher é condição para caracterização deste crime, onde o terceiro responde junto por tal crime, mesmo não podendo estar em "estado puerperal", conforme o artigo 30 do CP.

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais