Buscar

3- Qual das proposições abaixo está incorreta em relação ao pensamento de Jean Bodin sobre o poder soberano?

a) O poder do soberano é absoluto, mas decorre das relações com seus súditos, que têm poder de criar leis às quais o soberano se submete; b) O rei pode delegar poder à assembleia, ou parlamento, assegurando um governo democrático, ou inversamente, a assembleia ou parlamento pode concentrar o poder em um governo despótico. c) O poder que expressa a soberania deve ser indivisível e perpétuo; d) Para Bodin, as distintas formas de governo variam segundo a fonte desse poder. e) A soberania abrange todas as atribuições do soberano como chefe jurídico do Estado, inclusive sobre o direito consuetudinário.

💡 2 Respostas

User badge image

Murilo Miguel

obrigado pessoal
1
Dislike0
User badge image

LR

Resposta: A alternativa incorreta é a) O poder do soberano é absoluto, mas decorre das relações com seus súditos, que têm o poder de criar leis às quais o soberano se submete, está INCORRETA, porque para Bodin não é o poder soberano que se submete as leis criadas pelos súditos, e sim os súditos que se submetem as leis criadas pelo poder soberano: “O jurista Bodin identifica a essência da Soberania unicamente no ‘poder de fazer e de anular as leis’, uma vez que este poder resumiria em si, necessariamente, todos os outros e, enquanto tal, com suas ‘ordens’ se configuraria como força de coesão capaz de manter unida toda a sociedade.” (BOBBIO, 1993: 1180).

As demais alternativas estão corretas porque:

b) O rei pode delegar poder à assembleia, ou parlamento, assegurando um governo democrático, ou inversamente, a assembleia ou parlamento pode concentrar o poder em um governo despótico está CORRETA, um dos esclarecimentos de Bodin é o que de “o soberano legal, apesar do monopólio da lei, achar-se-ia reduzido à impotência” se os poderes da soberania não fossem de alguma forma delegados: “Estes poderes são: decidir acerca da guerra e da paz, nomear os chefes militares e os magistrados, emitir moeda, suspender impostos, conceber indultos e anistias e julgar em última instância” (BOBBIO, 2993: 1180).

c) O poder que expressa a soberania deve ser indivisível e perpétuo, está CORRETA, mas incompleta, a Soberania segundo Bodin deve ser “ ‘absoluta’, ‘perpétua’, ‘indivisível’, ‘inalienável’, ‘imprescritível’. Com estas conotações ele procura, por um lado, mostrar que a Soberania é um poder originário, que não depende de outros, e, por outro, salientar a diferença entre direito privado e direito público, que diz respeito ao status rei publicae e tem, como fim, não o bem privado e sim o bem público.” (BOBBIO, 1993: 1181).

d) Para Bodin, as distintas formas de governo variam segundo a fonte desse poder, está CORRETA, segundo Bodin: "A soberania pertence necessariamente seja a um só indivíduo, seja a um pequeno número de notáveis, seja ao conjunto de todos ou pelo menos da maioria dos cidadãos, e nós temos, segundo o caso, uma monarquia, uma aristocracia ou uma democracia"  (Bodin, 1951: 367-8). "Em toda república, é preciso considerar. quem pode dar poder aos magistrados, ou deles retirá-lo; e quem pode promulgar e anular as leis - se um só homem, a minoria, ou a maioria dos cidadãos. Uma vez fixado isso, é fácil determinar qual é a constituição da república, pois não existe um quarto modo e nem mesmo seria possível imaginá-lo" (Bodin, 1951:, p. 362).

e) A soberania abrange todas as atribuições do soberano como chefe jurídico do Estado, inclusive sobre o direito consuetudinário, está CORRETA:  "O estado popular é estabelecido contra o curso e a ordem natural, que dá o comando aos mais sábios, coisa incompatível com o povo; se o povo não tiver boas leis e ordens claras diante de seus olhos, como tochas para guiá-lo, o estado será constantemente conturbado" (Bodin, 1986: 163).

Referências Bibliográficas:

BOBBIO, Norbert; MTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 1983.

BODIN, Jean. (1986), Les six livres de la République. Reimpressão da 12a edição (1593). Paris, Librarie Artheme Fayard.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais