Buscar

17- Para Montesquieu, a dinâmica política de uma sociedade não reflete o arcabouço institucional, mas sim o seu

17- Para Montesquieu, a dinâmica política de uma sociedade não reflete o arcabouço institucional, mas sim o seu funcionamento. Qual consequência, dentre as abaixo apontadas, se pode extrair dessa posição? a) que é fundamental esclarecer quem detém o poder, para analisar como ele será, de fato, dividido; b) que o arcabouço institucional de governo impede o predomínio de um dado grupo político sobre outro; c) que os mecanismos práticos de poder, como as coligações, são irrelevantes na prática governativa; d) que o arcabouço institucional define a dinâmica da política; e) que todo governo é uma prática de poder legitimada.

💡 4 Respostas

User badge image

Jhennyfer Rosa

Letra A

0
Dislike0
User badge image

LR

Resposta: A alternativa correta é a (a) que é fundamental esclarecer quem detém o poder, para analisar como ele será, de fato, dividido.

Justificativa: Montesquieu categoriza as formas de governo segundo quem pode ou quanto podem ocupar a posição mais alta de poder. É dessa categorização que a obra de Montesquieu parte: "O Oriente sabia e sabe que apenas um é livre; o mundo grego e romano, que só alguns são livres; o mundo germânico, que todos são livres. Por isso, a primeira forma que nós vemos na história do mundo, é o Despotismo, a segunda, a democracia e a aristocracia, e a terceira, a monarquia". São despóticos os Estados primitivos e bárbaros.” (BOBBIO, 1993: 346). Ao caracterizar o Despostismo, o compreende como “o governo de um só mas ‘sem lei nem freio’” (BOBBIO, 2010: 105). A virtude perante aqueles que detém o poder, também é uma forma de categorização: “a honra nas monarquias, a virtú nas repúblicas, o medo no despotismo” (BOBBIO, 2010: 105). Um outro aspecto categorizando é a liberdade: “nas democracias o povo parece quase fazer o que deseja, ligou-se a liberdade a essas formas de governo e confundiu-se o poder do povo com sua liberdade.” (MONTESQUIEU, 2005: 200);“Num Estado, isto é, numa sociedade há leis, a liberdade não pode consistir senão em poder fazer o que se deve querer e em não ser constrangimento a fazer o que não se deve desejar. Deve-se ter sempre em mente o que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer todo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer todo o que elas proíbem, não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder.” (MONTESQUIEU, 2005: 200).

Referência bibliográfica:

MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. São Paulo: Editora Nova Cultural, 2005.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 5. ed. Brasília: Edunb, 1993.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais