Buscar

O que é a lei para Montesquieu? (Me ajudem, por favor!)

💡 3 Respostas

User badge image

Leon Gomes

Ele escreveu sua mais famosa obra, "O espírito das leis", sugerindo que a melhor forma de governo era a monarquia, mas com a devida separação dos poderes. Defendeu também a separação entre religião e política, uma secularização. Suas visões não foram integralmente seguidas em seu tempo, mas serviram de base para muitos governos, inclusive atuais.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Montesquieu foi um importante filósofo, pensador, político e escritor francês que viveu entre os séculos XVII e XVIII. Participou do movimento do iluminismo e contribuiu para o desenvolvimento da economia política e do direito, ao indicar a divisão da atuação do Estado em três poderes políticos: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Montesquieu foi um pensador que participou do Iluminismo, movimento que ocorreu na Europa entre os séculos XVII e XVIII, e que tinha como ideais a expansão da liberdade individual dos agentes e da expansão de outras aspirações e necessidades da classe burguesa, que estava ascendendo. Montesquieu escreveu inúmeras obras, que focaram ora em analisar as autoridades políticas, ora em criticar a tradição religiosa da moral e comportamento europeus da época. Entre as inúmeras obras do autor, destaca-se a obra “O espírito das leis”, escrita em 1748. Nesta, disserta sobre o Estado ao defender a existência de um governo baseado numa constituição, a separação dos poderes, a preservação das liberdades da população, a manutenção das leis e o fim da escravidão. Ou seja, sua obra retrata uma luta por ideais que são importantes bases constitutivas do Estado moderno, e se coloca como oposta ao grande valor religioso da tradição da política europeia de sua época. Há outros aspectos que também são importantes da obra, como a comparação que o autor faz entre os regimes republicano, monarquista e absolutista, em que o autor cita a real necessidade da divisão do poder em três forças (legislativa, executiva e judiciária) para que seja possível estabelecer um Estado que governe para o povo segundo os interesses deste, e levando-se em conta a realidade geográfica, histórica e cultural deste povo.

Montesquieu foi um importante autor que impulsionou as ideias do Iluminismo relativas à independência do homem perante a definição do próprio destino, colocando, portanto, a religião de lado, indicando que a sociedade futura deveria se basear nos interesses e nas aspirações das classes sociais que fariam parte deste futuro. Segundo a sua obra importante, a que trata dos poderes, realiza análises sobre os governos republicano, monarquista e absolutista, e dá a entender que um Estado mais organizado e preparado para a manutenção dos direitos do povo moderno é aquele em que há três poderes que repartem as responsabilidades relativas à legislação, jurisdição e execução de uma ordem social mais moderna.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais