Buscar

qual a distancia minima entre estacas na execução de hélice contínua

Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder esta pergunta, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Fundações.

Os passos para a execução de estacas hélice contínua são:

  1. A locação das estacas é feita por dois profissionais de topografia. Um deles indica, com um piquete, o local no terreno onde a estaca será executada;
  2. Enquanto isso, outro aponta a localização de acordo com o projeto, buscando localizar o aparato afixado ao piquete.
  3. A locação é feita com uma pequena barra de ferro, afundada cerca de 50 cm no solo. Além de marcar o local exato, isso é importante para evitar que a movimentação das máquinas retire a marcação.
  4. Em seguida, a hélice é posicionada onde será executada a estaca. O trado já precisa estar ajustado para o tamanho da estaca – neste caso, com 30 cm de diâmetro e 11 m de profundidade.
  5. Antes de o trado iniciar a escavação da primeira estaca do dia, é preciso lubrificar sua tubulação. Para isso, é usado o próprio concreto. A tampa da ponta do trado é aberta para a liberação do concreto. Logo depois ela é fechada para início da perfuração.
  6. Conforme a perfuração avança, a hélice vai levando o solo escavado para a superfície.
  7. Após atingir a profundidade total da perfuração – 11 m neste caso –, o operador da perfuratriz começa a remover o trado do orifício. Simultaneamente, o concreto vai sendo lançado pelo duto que passa no centro da hélice. É hora também de os operários removerem do trado o solo aderido.
  8. Para garantir que todo o espaço da estaca seja preenchido, a pressão do concreto, assim como a velocidade de perfuração e de remoção do trado, é continuamente controlada pelo operador. É ele também quem dá o sinal, com uma buzina, para início e término da concretagem.
  9. Após a remoção do trado, a perfuratriz se afasta e a escavadeira entra em ação para limpar o local e um operário finaliza o processo. Essa etapa é importante para retirar o concreto contaminado da ponta da estaca. Toda a superfície precisa estar limpa. Como ainda será executado o bloco de fundação, quanto mais concreto for retirado nesse momento, melhor, pois facilita o posterior arrasamento da estaca.
  10. Com a escavação concluída e o fuste totalmente preenchido de concreto, é hora de colocar a armação com auxílio da própria escavadeira. O equipamento iça as ferragens e as insere, com velocidade controlada, no orifício.
  11. A armação precisa dos espaçadores e dos roletes para descer centralizada e garantir o cobrimento pelo concreto. As ferragens devem ficar abaixo da cota de arrasamento.
  12. No caso desta obra, a estaca tinha 11 m de comprimento, mas recebeu armaduras apenas nos 6 m mais próximos à superfície. Assim, com um concreto fluido, foi preciso amarrar a armação para que não descesse até o fundo. Prevendo isso, repare, na primeira foto, que há um arame já preso à armadura.

Além disso, é preciso respeitar a distância mínima de cinco vezes o diâmetro da estaca antes de perfurar, num mesmo dia, estacas vizinhas. Caso contrário, pode haver rompimento e interligação dos fustes. Se a estaca tiver 30 cm de diâmetro, como no caso deste passo a passo, a distância mínima é de 1,5 m.

Portanto, a distância mínima entre estacas hélice contínua é de cinco vezes o diâmetro da estaca.

3
Dislike0
User badge image

Amanda Alves

Se a estaca tiver 30 cm de diâmetro, a distância mínima é de 1,5 m.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina