Buscar

Quais os principais aspectos do tribunal do Júri?

Com a mudança ocorrida em 2008, quais os aspectos mais relevantes no procedimento do tribunal do júri.

💡 2 Respostas

User badge image

Fernando Henrique

Acredito que sua questão seja baseada nas características, pois o que as doutrinas vinculam aos aspectos são fatos históricos. Caso tenha compreendido mal, descunsidere esta resposta.

As características do Tribunal do Júri, de acordo com a Constituição são, um órgão heterogêneo do Poder Judiciário, composto por um juiz presidente, que somente aplica o direito de acordo com os fatos que já foram julgados, e vinte e cinco jurados dos quais sete devem compor o Conselho de Sentença, sendo que não existe hierarquia entre eles. Outra característica é que ele é um órgão temporário, só funciona em determinados períodos de acordo com os Arts. 452 e 453 do Código de Processo Penal(CPP), com um rito escalonado, ou seja, bifásico, o qual estudaremos no próximo tropico.

Valendo ressaltar que no contexto mundial, a organização e competência do Tribunal do Júri, variam de acordo com o sistema adotado em cada país.

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Na primeira fase do tribunal do júri o réu após a regular instrução processual com a oitiva de testemunhas como também o seu interrogatório caso receba a sentença de pronúncia o acusado será levado a segunda fase do júri. Caso receba a sentença de impronúncia ou de absolvição ele não entra na segunda fase. 

Com a sentença de pronúncia que é uma decisão interlocutória mista não terminativa se encerra a primeira fase e inicia a segunda fase do tribunal do júri. Nessa fase há a escolha dos jurados que serão os juízes de fato dessa demanda. O número de jurados inicialmente é 25, porém, só 7 irão compor o conselho de sentença. A acusação e a defesa terão uma hora e meia cada para deliberar sobre o fato criminoso exercendo o seu múnus processual, terá uma hora para réplica e uma hora para tréplica. Após isso, os jurados responderão os seguintes quesitos:

Art. 483 do Código de Processo Penal:  Os quesitos serão formulados na seguinte ordem, indagando sobre:           

I – a materialidade do fato;          

II – a autoria ou participação;           

III – se o acusado deve ser absolvido;           

IV – se existe causa de diminuição de pena alegada pela defesa;           

V – se existe circunstância qualificadora ou causa de aumento de pena reconhecidas na pronúncia ou em decisões posteriores que julgaram admissível a acusação.   

Não há votação unânime, dessa maneira, não é possível verificar a validade de um júri com votação de 7x 0 tanto para absolver ou para condenar, pois, quando é atingida a quantia de 4 votos (maioria) já terá um resultado. Ex.: 4x3, 4x2, 4x1, 4x0.

Após a resposta dos quesitos o juiz proferirá sentença de acordo com a votação dos jurados.

Obs.: A crítica que se faz ao tribunal do júri é: Qual é a possibilidade de um julgamento ser correto quando muito dos jurados não tem conhecimento jurídico nenhum. É só mais um direito fundamental estabelecido no artigo 5º da Constituição Federal que protege apenas quem pratica o crime e não as vítimas. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais