Buscar

Questão 5/5 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais

Leia o excerto de texto a seguir: 

“Para que serve uma política que tenta abolir a heterogeneidade cultural? Para suprimir algumas diferenças e marcar outras. Divulgar massivamente o que alguns entendem por ‘cultura’ nem sempre é a melhor maneira de fomentar a participação democrática e a sensibilização artística. Porque a divulgação massiva da arte ‘seleta’, ao mesmo tempo que uma ação socializadora, é um procedimento para assegurar a distinção dos que a conhecem, dos que são capazes de separar forma e função, dos que sabem usar o museu. Os mecanismos de reforço da distinção costumam ser recursos para produzir a hegemonia”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. p. 155. 

Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre as relações entre a iniciativa privada e os Poderes Públicos na gestão das políticas públicas para a cultura, segundo o antropólogo argentino Néstor García Canclini, analise as assertivas e, em seguida, marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:

(  ) A ideia de que a “cultura é um bom negócio” deve pautar as ações dos Poderes Públicos, com o objetivo de atrair investimentos por parte da iniciativa privada.
(  ) O protagonista das políticas culturais que devem ser consideradas prioritárias é o cidadão.
( ) Numa política cultural formulada para atender os interesses públicos, os interesses comerciais estão subordinados aos significados das ações para a sociedade e para os grupos que a compõem.
( ) Construir uma política cultural orientada para os interesses públicos exige esforços para a privatização e a desnacionalização de instituições e programas de ação cultural.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A
V – F – V – F
B
V – F – V – V
C
F – V – V – F
D
V – V – F – F
E
F – V – F – F

💡 2 Respostas

User badge image

Vitor Gomes

B

V – F – V – V

1
Dislike0
User badge image

Eusantos Santos

Acho que é a letra C que estar correta.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais