Buscar

o que são compostos organometálicos e no que diferem dos complexos de coordenação clássica?

💡 1 Resposta

User badge image

Flávia Soares

Compostos organometálicos são compostos orgânicos que apresentam um ou mais átomos de metais ligados diretamente a átomos de carbono em suas moléculas. Os metais mais comuns que podem formar esse tipo de substâncias são o magnésio (Mg), o zinco (Zn), o chumbo (Pb) e o mercúrio (Hg), além dos  como metaloides como arsênio (As), boro (B) e silício (Si). A distinção entre os compostos organometálicos e os complexos de coordenação clássica podem ser listadas como: os complexos normalmente são carregados, com uma contagem de elétrons d variável e são solúveis em água; os compostos organometálicos frequentemente são neutros, com uma contagem fixa de elétrons d e são solúveis em solventes orgânicos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Compostos organometálicos têm pelo menos uma ligação carbono-metal, de acordo com a maioria das definições. Essa ligação pode ser uma ligação direta de carbono a metal (ligação σ ou ligação sigma) ou uma ligação complexa metálica. Os compostos que contêm ligações de metal a hidrogénio, bem como alguns compostos que contêm elementos não metálicos ligados ao carbono, estão por vezes incluídos nesta classe de compostos. Algumas propriedades comuns dos compostos organometálicos são pontos de fusão relativamente baixos, insolubilidade em água, solubilidade em éter e solventes relacionados, toxicidade, oxidabilidade e alta reatividade.

Os compostos organometálicos fornecem uma fonte de átomos de carbono nucleofílicos que podem reagir com o carbono eletrofílico para formar uma nova ligação carbono-carbono. Isto é muito importante para a síntese de moléculas complexas a partir de materiais iniciais simples. Para racionalizar a reatividade geral dos organometálicos, é conveniente vê-los como iônicos, então:

R-M = R-M +

As reações mais importantes neste capítulo são as reações de organolítio, RLi e reagentes de Grignard, RMgX, com os grupos carbonila em aldeídos, cetonas e ésteres para dar álcoois. No entanto, também veremos algumas reações úteis envolvendo Cu, Zn e Hg.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais