Buscar

Principio do contraditorio

O que é o principio do contraditorio?
Em faceis palavras.

💡 2 Respostas

User badge image

Mateus Pontin

OBS: O princípio do contraditório não é absoluto e em casos de tutela de urgência (proteção jurisdicional de urgência) o juiz está autorizado a não obedecer momentaneamente o contraditório e a proferir decisão sem ouvir uma das partes, entretanto, proferida a decisão o juiz restaurará o contraditório, garantindo o direito à informação e a reação processual, o direito de participação com influência na convicção do juiz e o direito que nenhuma decisão será proferida sem antes de ouvir as partes a respeito do fundamento nela utilizado.

1
Dislike0
User badge image

Mateus Pontin

O princípio do contraditório pode ser explicado por dois binômios.

1º Informação/Reação

O direito de informação compreende o direito que as partes tem a informação sobre todos os atos praticados durante o processo e é por isso que o réu é citado sobre a petição inicial e as partes intimadas a partir daí sobre todos os atos praticados pelo adversário ou pelo juiz. É a partir da informação processual que as partes recebem com a citação do réu e as intimações posteriores que elas poderão o segundo direito integrante do contraditório: o direito de reação.

2º Participação/Influência

Ambas as partes tem o direito de participar ativamente de todo o processo e de influenciar a formação do convencimento do juiz, o que também se exerce com o direito que tem de produzir provas. 

Acesse: http://puranocaododireito.blogspot.com.br/

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais