Buscar

Descreva as alterações posturais associadas ao: 1.Pé plano 2.Pé cavo

💡 3 Respostas

User badge image

mariana nakata

pé plano:É a diminuição do arco plantar. Provoca rotação medial dos eixos tibiais e femorais e, conseqüentemente, a tendência a um joelho valgo as patelas para o sentido medial.

0
Dislike0
User badge image

Maria Cristina Barros da Silva

1. Pé plano ou chato: é a diminuição do arco plantar e está sempre associado a um talus valgus. Provoca rotaçao medial dos eixos tibiais  e femorais e consequentemente a tendência a um joelho valgo direcionando as patelas para o eixo medial.

2. Pé cavo: caraceriza-se pelo aumento do arco longitudinal, sua origem ainda não é definida, pode ser oriunda de uma doença paralítica, desequilíbrios posturais e musculares durante o período de desenvolvimento, doenças neurológicas ou deformidades da coluna vertebral, mas não se sabe como isso ocorre.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Alterações no pés podem gerar diversos prejuízos para a postura e marcha, sabe-se que os pacientes com pés planos podem apresentar alterações posturais correlacionadas, tais como: calcâneo valgo, rotação interna dos eixos tibiais e femorais, geno valgo, anteversão dos ilíacos, hipercifose torácica, hiperlordose cervical e aumento da lordose lombar.


O pé cavo, também conhecido como pé varo, apresenta um arco longitudinal medial aumentado, o que gera contratura musculatura que se insere na concavidade plantar tornando os pés cavos mais rígidos. Os indivíduos podem apresentar alterações posturais como tálus varo; rotação externa tibial e femoral; genu varo; genu recurvatum; pressão anterior sobre o acetábulo; retroversão do ilíaco; verticalização do sacro; diminuição da lordose e dorso plano.


Para propiciar a reestruturação completa das cadeias musculares e seus posicionamentos no movimento e/ou na postura estática é importante uma avaliação adequada dos arcos plantares bem como as alterações causadas por estes na curvatura lombar, para tentar corrigir ou minimizar é necessária a intervenção terapêutica que busca corrigir o fator causal.

fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522013000300001

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais