Buscar

Qual a contribuição de Paulo Freire para a educação ?

Paulo Freire e a educação brasileira.

💡 3 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

       Preocupou-se fundamentalmente com as relações entre professor, aluno e consciência crítica. Para Paulo Freire, educar é um ato político, por isso ele trouxe para a educação pós-moderna o desafio e reiventar uma práxis pedagógica, política e epistemológica profundamente democrática. 

Segundo Freire tudo que vivenciamos em nossos primeiros contatos com o mundo deveria fazer parte do universo escolar de todas as pessoas e de todos os grupos, expressando assim a realidade de cada um através da sua linguagem, pois educar significa assumir um compromisso com o outro, para que este possa ser sujeito da sua história e do seu processo de aprendizagem. 


Freire não criou nenhum método, nem teoria, pois estes termos dão ideia de algo pronto para ser seguido, tudo que ele não queria, na verdade ele lançou o desafio de reinventar uma práxis pedagógica dialogica para libertar da opressão a nossa sociedade. 

12
Dislike0
User badge image

Fábio Campos

Simplesmente faltaria espaço e tempo para digitarmos tantas contribuições que Paulo Freire trouxe para a Educação, mas podemos citar que um dos pontos mais imporantes de seus estudos foi a análise da Educação como forma de se libertar e libertar as minorias oprimidas, o autor consegue fazer um link perfeito entre Educação, Liberdade e Política.

8
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais