Buscar

delegado pode arquivar inquérito por falta de justa causa?

💡 3 Respostas

User badge image

Solangeb bPereira Fernandes Carvalho

Quem tem o poder de arquivar e a autoridade Judiciária
0
Dislike0
User badge image

Maicon da Rosa Leal

Não ! Quem arquiva o inquérito policial é o Juiz. 

A solicitação do arquivamento deve ser efetuada por Promotor de Justiça, cabendo ao Juiz, primeiramente, decidir sobre o seu arquivamento ou não, entendendo de forma diversa enviará o inquérito policial ao Procurador-Geral de Justiça do Estado, que decidirá sobre o arquivamento, novas diligências ou oferecimento da ação penal.

Nesse sentido, dispõe o artigo 28 do Código de Processo Penal:

Art. 28. Se o órgão do Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer peças de informação, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender.

Podemos concluir que a decisão final sobre o arquivamento ou não do inquérito policial pertencerá ao Procurador-Geral do Estado, que oferecerá denúncia ou designará outro membro da instituição para dar continuidade. Essa delegação efetuada pelo Chefe do parquet é conhecida como longa manus do Procurador.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O inquérito policial é regulado pelo princípio da indisponibilidade, isto é, o inquérito não pode ser arquivado pelo Delegado de Polícia conforme o artigo 17 do Código de Processo Penal que dispõe: "A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito". Desse modo, mesmo que falte justa causa o inquérito não pode ser arquivado pelo Delegado, sendo que, quem arquiva o inquérito é o juiz e quem pede o arquivamento é o Ministério Público que tem a legitimidade ativa para a ação penal pública. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais