Buscar

O que é um tributo vinculado?

💡 4 Respostas

User badge image

Jéssica Nicacio

Tributos vinculados são aqueles cuja hipótese de incidência consiste numa atuação estatal,  temos as taxas e as contribuições de melhoria.

Em face desta classificação de tributos vinculados e não vinculados, verifica-se que tanto a Constituição de 1988 (art. 145) quanto o CTN (art. 5º) optaram pela corrente doutrinária que reconhece três espécies tributárias: impostos, taxas e contribuições de melhoria.

2
Dislike0
User badge image

Leonardo M. Nunes

Tributos vinculados são aqueles cuja hipótese de incidência consiste numa atu- ação estatal, e tributos não-vinculados são aqueles cuja hipótese é um fato de relevância econômica desvinculado de qualquer atuação do Estado. No primeiro grupo temos as taxas e as contribuições de melhoria e no segundo grupo, os impostos.

1
Dislike0
User badge image

Izabelle Costa

É um tributo que possui uma atividade estatal direcionada para aquele que contribui, dá-lhe um serviço específico, ou seja, direto, que o beneficie. Exemplos de tributo vinculado: contribuições de melhoria (por ex.: construção de uma ponte que valorizará o seu imóvel) e taxas. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais