Buscar

O que é tributo parafiscal?

💡 5 Respostas

User badge image

João Gustavo

Tributo parafiscal é aquele em que o produto da arrecadação é revertido não para o caixa da pessoa jurídica de direito público que o instituiu, mas sim para um caixa paralelo. Em outras palavras, a sujeição ativa é delegada a determinada entidade que arrecada o tributo e utiliza os valores para cumprir suas funções. Exemplo de tributo parafiscal são as contribuições de interesse das categorias profissionais, prevista no art. 149 da Constituição Federal, em que determinado órgão de classe (CRM, por exemplo) cobra a contribuição e fica com o produto da arrecadação.

5
Dislike0
User badge image

Leonardo M. Nunes

Os tributos podem ser classificados segundo a sua função, sendo distinguido por sua função fiscal, extrafiscal ou parafiscal.

O caráter fiscal dos tributos é meramente arrecadatório, ou seja, é quando o Estado-Fisco não tem outro pensamento senão arrecadar, desvinculando-se de qualquer outra atenção. Procura tão somente adquirir poder aquisitivo para custear suas atividades e a própria vivencia.

Considerando a natureza extrafiscal, esta é uma finalidade da tributação moderna em que o tributo é utilizado como mecanismo de intervenção na economia, para incentivar ou desestimular atividades, e para estimular regiões (incentivos fiscais, isenção, remissão, anistia, entre outros). Segundo Machado (2009, p.96), “o tributo é extrafiscal quando seu objetivo principal é a interferência no domínio econômico, para buscar um efeito diverso da simples arrecadação de recursos financeiros”. Então, o uso extrafiscal dos tributos tem como objetivo disciplinar, favorecer ou desestimular os contribuintes a realizar determinadas ações, por considerá-las convenientes ou nocivas ao interesse público.

Quanto aos tributos parafiscais, estes se designam a manter atividades que, a priori, não seriam do Estado, mas que o mesmo desenvolve por meio de entidades específicas. Machado (2009, p. 96) ressalta que é “parafiscal, quando o sua meta é a arrecadação de meios para o custeio de atividades que, em princípio, não compõem funções próprias do Estado, mas estes criam através de entidades específicas”. O dinheiro recolhido vai para entidades outras que não o Estado, daí o nome “para”, ou seja, à margem, como INSS, OAB, CREA, entre outros.

1
Dislike0
User badge image

Izabelle Costa

Pertencentes a espécie tributária da contribuição especial com enfoque nas categorias profissionais e econômicas. A arrecadação é destinada a entidades privadas (atividade paraestatal), mas que tenham interesse social. Ex: SEBRAE.

As contribuições sociais geralmente é análoga a contrinuição parafiscal.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais