A maior rede de estudos do Brasil

O que se entende por Direito Penal do Autor?


3 resposta(s)

User badge image

Estudante

Há mais de um mês

O direito penal do autor menciona que a aplicação da lei deve ser feita em virtude do que o agente é e não em virtude da prática criminosa. Isso vai totalmente de encontro ao princípio da ofensividade que menciona a punição de fatos exteriores ao indivíduo que causa lesões a bens jurídicos e não em virtude do ser que ele é. 

User badge image

Osvaldo

Há mais de um mês

 Alguns resquicios do Direito Penal do Autor estão no artigo 59 do Código Penal, na fixação da pena. Por exemplo quando cita antecedentes, personalidade do agente e conduta social o artigo esta se referindo a algo anterior ao fato. Como se tivesse punindo pelo que ele é e não pelo que fez, entende?

 Nosso sitema aplica sançao por que fez uma contravenção e para que não volte a fazer, mas no Direito Penal do Autor é levado em consideração o que  o autor tinha feito anteriormente, ou seja se pune também pelo passado.

 Esse trecho de artigo é bem elucidativo:

Discute-se muito se o autor de uma conduta delituosa deve ser punido pelo que é (direito penal do autor), pelo que fez (direito penal do fato ou da culpa), pelos dois motivos concomitantemente ou, até mesmo, ora por um, ora por outro. Eis o tema.

É possível, a grosso modo, dividir o mundo em dois blocos: de um lado os países que adotam o direito penal do fato e, de outro, os países que adotam o direito penal do autor.

O sistema penal brasileiro, que é o que nos interessa diretamente nestas reduzidas reflexões, adotou, para caracterizar o crime, o direito penal do fato. 

ROBALDO, José Carlos de Oliveira. Direito Penal do autor ou Direito Penal do fato? Disponível em http://www.lfg.com.br. 28 julho. 2009.

 Espero de verdade ter ajudado a compreender! 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes