Buscar

Como acontece a fisiologia da reprodução nas aves ?

💡 1 Resposta

User badge image

Cinthia Lima

Diferentemente dos mamíferos, que ovulam dentro de um intervalo de vários dias ou semanas, as aves desenvolvem um único folículo em um intervalo mais curto, liberando um ovulo (gema) preferencialmente todos os dias. A ovulação ±6 horas após o pico de LH e de 15 a 45 minutos após a oviposição.

De 24 a 26 horas após a ovulação e após o ovo ter sido formado no oviduto, inicia-se uma série de eventos sucessivos a nível de oviduto, incluindo contração do útero e peristaltismo da vagina, ocorrendo a atuação de prostaglandinas, sendo o resultado destes eventos a oviposição.

A ovulação é regulada por dois sistemas independentes e sem sincronia, sendo a maturação dos sistemas esteroidogênicos do folículo mais desenvolvido (F1), controlado por um desses sistemas. Ao alcançar a puberdade, o estrogênio realiza feedback negativo a nível da Hipófise ocasionando a redução da produção de LH. O folículo F1 perde a capacidade de converter progesterona em androstenediona e, consequentemente, a produção de progesterona pelos folículos aumenta devido à ação do LH. Na realidade, a progesterona estimula a síntese e secreção de LHRH pelo hipotálamo . De 4 a 6 horas antes da ovulação ocorre um pico de LH plasmático, este pico é essencial a ovulação. Os folículos pré-ovulatórios produz o androgênio (hormônio responsável pelas características sexuais secundárias).

As prostaglandinas que mais se destacam são a PGF e a PGE2. A PGF estimula contração uterina na galinha, enquanto que a PGE2 age na abertura útero-vaginal.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais