Buscar

Qual a definição de Catarse e de Verossimilhança?

Gostaria que respondessem de forma clara e objetiva para fins de enriquecimento pessoal de definições... pois os termos ainda estão confusos...

💡 12 Respostas

User badge image

Samuel Tessaro

Catarse

Segundo Aristóteles, a "purificação" experimentada pelos espectadores, durante e após uma representação dramática.Catarse é o meio através do qual o Homem purifica sua alma, através da representação trágica. Para ele, a tragédia é um estilo derivado da poética dramática, e consiste na reprodução de ações nobres, por intermédio de atores, os quais imitam no palco as desventuras dos heróis trágicos que, por escolhas mal realizadas, passam da felicidade para a infelicidade, provocando na plateia sentimentos de terror e piedade, purgando assim as emoções humanas.

http://www.infoescola.com/filosofia/catarse/

http://www.dicio.com.br/catarse/

Verossimilhança

Numa obra literária, a coerência, a ligação harmônica entre os elementos fantasiosos ou imaginários que são essenciais para o entendimento do texto. Em literatura, o termo designa a ideia de que aquilo que é narrado se assemelha à realidade. No teatro, tem a ver com a clássica Regra das Três Unidades (séc. XVII). Verossimilhança no geral é aquilo que possui semelhança com a nossa realidade, com o nosso dia a dia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Verossimilhan%C3%A7a

http://www.dicio.com.br/verossimilhanca/

 

3
Dislike0
User badge image

Jackson Lourenço de Oliveira

Resumindo...  verossimilhança é aquilo que tem semelhança com a realidade, porém, segundo orientações que recebemos de nossa professora, a verossimilhança também é quando há uma justificativa para aquilo que acontece, por exemplo, no filme do homem aranha, há uma justificativa para os poderes dele (no caso a aranha modificada geneticamente, que picou ele) assim, os poderes dele são verossimilhantes. Gostaria de saber se esta resposta corresponde?

 

E com relação a catarse, seriam as emoções que a obra transmite ao expectador? e ao final, causando-lhe um efeito de revolta ou contentamento com o desfecho? 

 

Gostaria de saber se são corretas estas observações...

2
Dislike0
User badge image

Samuel Tessaro

Não sou especialista no assunto. Recomendaria você questionar sua professora, ok?  

Primeiro vamos começar com a verossimilhança. 

  1. Os fatos não precisam ser verdadeiros.
  2. Eles têm de ser dotados de lógica coerência.
  3. Eles precisam satisfazer às expectativas do interlocutor.
  4. Eles precisam fazer o leitor entrar em um universo diferente, mergulhar nesse mundo, embora seje fictício. 

  Para fazer com que aconteça o item 4 são necessários detalhes, logo, "no caso a aranha modificada geneticamente, que picou ele". A justificativa torna os poderes verossimilhantes.A história se torna mais interessante e atrai mais o espectador.

Cartase

É preciso que a pessoa trágica passe da "Felicidade" para a "Infelicidade" por alguma desmedida sua para atingir a catarse. Ex:Édipo Rei, que começa a história como rei de Tebas e no fim se cega e se exila.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais