Buscar

A CTNBIO incentiva o uso de transgênicos? porque?

ÉTICA

💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Andrade

A CTBio não tem a função de incentivar a biotecnologia, Sua função é avaliar riscos diretos do OGM (ou transgênico) ao ambiente ou à saúde humana/ animal. Isto está bem claro na lei 11.105, de 2005. Quem pode avaliar se a biotecnologia é boa ou má para o país é o Conselho Nacional de Biossegurança, formado por 11 Ministros de Estado. 

Tem sido política do Estado Brasileiro adotar toda e aqualquer tecologia cujos produtos tenham sido considerados seguros pelos órgãos competentes. Caberá, assim, ao mercado decidir se o produto "emplaca" ou não. Entram em jogo desempenho do produto, preço e propaganda, nada disso sob controle nem interesse da CTNBio. As sementes transgênicas "emplacaram": 98% da soja é GM, 80% do milho e 65% do algodão são transgênicos no país, cobrindo uma área de mais de 40 milhões de hectares. Os benefícios ao agricultor levam, ano após ano, à decisão de comprar estas sementes transgênicas, no lugar das convencionais. Não dá para fugir desta clara indicação do mercado. Se não houvesse vantagem nos lucros, os agricultores não teriam pago mais pelas sementes e teriam desistido logo nos primeiros anos.

Em conclusão, a CTNBio não tem a função de incentiivar o uso de transgênicos. Contudo, quando ela atesta a inexistência de riscos maiores para estas sementes do que para as convencionais, ela abra a porta ppara a adoção da tecnologia, oque não é, de forma alguma, o mesmo que incentivá-la.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais