Buscar

Direito Processual Penal

Conforme o Princípio do Contraditório, o que se diz sobre o Inquérito Policial?

 

 

💡 2 Respostas

User badge image

Joana Oliveira

O princípio do contraditório nos permite participação em todos os momentos do processo, e, durante o inquerito policial as partes podem contratar uma perito, para auxiliar o processo de feitura do inquerito, a fim de concretizar o direito de participação advindo do principio do contraditório.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sobre o tema, Aury Lopes Jr. afirma:

“É lugar-comum na doutrina a afirmação genérica e infundada de que não existe direito de defesa e contraditório no inquérito policial.

Está errada a afirmação, pecando por reducionismo.

Basta citar a possibilidade de o indiciado exercer no interrogatório policial sua autodefesa positiva (dando sua versão dos fatos); ou negativa (usando seu direito de silêncio). Também poderá fazer-se acompanhar de advogado (defesa técnica) que poderá agora intervir no final do interrogatório. Poderá, ainda, postular diligências e juntar documentos (art. 14, do CPP). Por fim, poderá exercer a defesa exógena, através do Habeas Corpus e do mandado de segurança.

Então, não existe direito de defesa? Claro que sim. Existe, é exigível, mas sua eficácia é insuficiente e deve ser potencializada.”

(...)

“É importante destacar que quando falamos em ‘contraditório’ na fase pré-processual estamos fazendo alusão ao seu primeiro momento, da informação.

Isso porque, em sentido estrito, não pode existir contraditório pleno no inquérito porque não existe uma relação jurídico-processual, não está presente a estrutura dialética que caracteriza o processo. Não há o exercício de uma pretensão acusatória. Sem embargo, esse direito à informação – importante faceta do contraditório – adquire relevância na medida em que será através dele que será exercida a defesa.” (Direito Processual Penal. 12ª ed. pgs. 170-171)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais