Buscar

O fascículo grácil compõe o funículo posterior? (secção transversal da parte cervical da medula espinhal)

Na secção transversal da medula espinhal, na altura dos segmentos medulares cervicais, observamos os fascículos gracil e cuneiforme na parte posterior da medula. Sabemos que, na medula, a substância cinzenta é interior a substância branca, e que essa substância branca é dividida em funículos (anterior, laterais e posterior). Podemos incluir o fascículo grácil no funículo anterior ou apenas o fascículo cuneiforme faz parte dele?

💡 1 Resposta

User badge image

Janaína V. Ferreira

Segundo o site https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-nervoso/medula-espinhal/, entende-se que os fascículos grácil e cuneiforme compõem o funículo posterior, pois "Na parte cervical da medula o funículo posterior é dividido pelo sulco intermédio posterior em fascículo grácil e fascículo cuneiforme."

No site da Unicamp está escrito: "Funículo posterior(fascículos grácil e cuneiforme)". http://anatpat.unicamp.br/neuroanatresposta1.html.

Espero ter ajudado.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O fasciculo gracil conduz impulsos nervosos provenientes dos membros inferiores e da metade inferior do tronco, relacionados a propriocepção consciente, tato epicrítico, sensibilidade vibratória e estereognosia. O fascículo cuneiforme conduz impulsos originados nos membros superiores e na metade superior do tronco. Dessa forma, podemos concluir que o fasciculo gracil está incluso no processo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais