Buscar

Oq são equinócios?

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Vitória

É um fenomeno que a noite e o dia tem a mesma duração e os emisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz, quando o sol cruza o equador celeste.

0
Dislike0
User badge image

Neidecle Araujo

Acontece o equinócio qdo os raios solares batem na mesma proporção no hemisfério norte e sul.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O equinócio é um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e do outono.

Esse evento ocorre duas vezes por ano, na primavera e outono. Durante dois dias do ano, as noites e os dias terão quase a mesma duração, 12 horas. Ele acontece em consequência da inclinação no eixo da Terra que resulta na incidência da luz solar diretamente sobre a faixa intertropical durante alguns períodos do ano.

Como os dois hemisférios estarão postados igualmente perpendiculares em relação ao Sol, recebem a mesma quantidade e intensidade de luz solar. Essa é a explicação da duração de 12 horas, quase idêntica, para o dia e a noite.

Os equinócios variam de ano para ano, geralmente com seis horas de atraso entre cada equinócio, posto que a translação completa da Terra leva 365 dias e algumas horas.


As estações primavera e outono são marcadas pelo equinócio. Este fenômeno ocorre no dia 20 de março, com o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. Ocorre, ainda, em 23 de setembro, com o início do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.

O início das estações de verão e inverno é determinado por outro evento astronômico, o solstício.


Enquanto o equinócio marca o início do outono e da primavera, o solstício marca o início do verão e do inverno.

Ambos fenômenos astronômicos acontecem duas vezes por ano. Eles estão intimamente relacionados com a inclinação da Terra e a incidência solar que ela recebe durante tal estação do ano, isso porque os movimentos de rotação e a translação do Planeta Terra determinarão a distribuição da luz solar nos hemisférios (norte e sul).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais