Buscar

Qual relacao entre Ciencia Politica e Direito Constitucional

💡 2 Respostas

User badge image

Jéssica Viana

A constituição pode ser compreendida como uma forma de limitar a política, tendo em vista que a constituição é uma limitação imposta ao poder executivo que só pode atuar dentro da legalidade, tendo em vista a supremacia da lei no estado democrático de direito, garantindo os direitos fundamentais dos cidadãos que não podem ser sobrepostos a vontade política dos governantes. Assim, a lei emana do povo, por meio da representação legislativa.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Sebenta, "a Ciência Política é indispensável ao estudo do Direito Constitucional, que é formado por normas jurídicas reguladoras de fatos políticos.

Ciência Política é a ciência que procura ordenar, sistematizar e dar a conhecer a realidade politica. Estuda as leis que presidem ao funcionamento dos sistemas políticos e estuda as causascom a regularidade dos fenómenos políticos.

Quer a ciência do direito Constitucional, quer a ciência política têm por objeto o fenômeno político. Contudo, a ciência do Direito Constitucional considera a sociedade política através de normas que se lhe dirigem. Ela debruça-se sobre a ordem da sociedade e não sobre a sociedade enquanto tal, ao passo que a ciência politica se volta para os factos no seu desenrolar empírico e funcional. Ela tem por objeto o Estado como sistema de relações, forças e comportamentos, tendo como pano de fundo o poder ou a interferência do poder.

Enquanto a ciência do Direito Constitucional se ocupa principalmente da regularidade e da validade da ação do poder como ciência normativa que é, a ciência política ocupa-se principalmente da efetividade da ação do poder. Ela é uma ciência não normativa.

A ciência política sobrepõe o seu âmbito ao Direito Constitucional, já que estuda as estruturas políticas do Estado. A ciência política diz-nos como é na realidade, o direito constitucional diz-nos como deve ser.

A ciência política é uma ciência descritiva, não normativa, que tem por objecto arealidade dos factos. O Direito Constitucional é uma ciência normativa que tem por objecto a realidade das normas.

A ciência política não é uma ciência jurídica, o direito constitucional é uma ciência jurídica.

As análises feitas pela ciência política ajudam a compreender a realidade política, cuja ordenação fundamental é estabelecida pela constituição do Estado. O estudo dessa ciência é indispensável ao estudo do Direito Constitucional que sem ele se alhearia às questões políticas dos regimes, das ideologias e dos conflitos políticos."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais