Buscar

qual a relacao da inflacao e a taxa de juros sobre pib e a faxa de desemprego?

desempregos

Respostas

User badge image

Noel Paiva

procure esse artigo: PIB, TAXA SELIC E SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS INVESTIMENTOS EM
FORMAÇÃO DE CAPITAL FIXO NA ECONOMIA BRASILEIRA

0
Dislike0
User badge image

Isabele Dias Porto

Geralmente a inflação é causada por uma relação desigual entre oferta e demanda, ou seja, quando a oferta é menor que a demanda o produto tende a ter seu preço aumentado, e ao mesmo tempo, é preciso aumentar a taxa de juros sobre os produtos para evitar um colapso nos setores. Com os setores pagando mais impostos eles deixam de contratar para evitar ter que pagar mais juros com o setor previdenciario, e muitas vezes para manter o equilibrio acabam demitindo funcionarios.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Antes de direcionarmos nossa atenção para a relação ente essas variáveis, é importante entendermos o que é a curva de Phillips.


Em 1950, Alban Phillips sugeriu a existência de uma relação inversa entre inflação e desemprego, e a chamou de Curva de Phillips. A curva mostra que uma política monetária expansionista (queda na taxa de juros) aumenta a produção, reduz o desemprego e promove aumento da inflação. Estudos posteriores mostraram que políticas expansionistas resultariam apenas em mais inflação no longo prazo, sem benefícios para a sociedade.


Diante do exposto, podemos traçar um paralelo com a economia brasileira. Após anos de estímulos econômicos, a taxa de desemprego apresentou queda até 2014, quando se deu a inversão da tendência. Nesse contexto, os estímulos implementados na economia brasileira geraram mais inflação, o que exigiu a elevação da taxa básica, a Selic.

Enquanto a taxa de juros permanece em patamares elevados, a economia sente os efeitos da redução na produção e na demanda por bens da economia. Os consumidores compram menos, as empresas ajustam a produção, o crédito fica mais caro e escasso e o desemprego começa a aumentar. Nesse contexto, a despeito dos efeitos negativos sobre a economia doméstica, os preços começam a desacelerar.


A experiência brasileira recente confirma o fato de que a tentativa de estimular o crescimento econômico e, consequentemente, o nível de emprego, às custas de mais inflação, não foi bem-sucedida.

Referência:

https://www.dci.com.br/economia/inflac-o-desemprego-e-a-curva-de-phillips-1.457242

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando