Buscar

O que é lei lato sensu e strictu sensu ?

Quero uma explicação  simples 

💡 5 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Primeiramente vamos esclarecer que não existe lei lato sensu e stricto sensu, mas sim são designações utilizadas para referir que determinada interpretação deve ser compreendida no seu sentido estrito. É incorporada em outros idiomas e em áreas de estudo como Biologia, Direito, Linguística, Semiótica etc.

Lato sensu é também uma expressão latina que significa "em sentido lato". É interpretada de forma oposta a "stricto sensu" porque deve ser compreendida no sentido mais abrangente e amplo de algo.

No Brasil, as expressões latinas "lato sensu" e "stricto sensu" foram introduzida no sistema de ensino para distinguir os cursos de pós-graduação de menor ou maior duração.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado sujeitos ao reconhecimento e autorização do MEC.

São cursos mais demorados, que podem variar de dois a cinco anos, e envolvem a formulação de um problema inédito que deve ser desenvolvido no sentido particular e específico de uma teoria. No final do curso o aluno recebe um diploma com o título acadêmico de mestre ou de doutor.

 

 

4
Dislike3
User badge image

Thaysa Bonifácio

Sentido amplo (lato sensu): a palavra “lei” é usada para indicar quaisquer normas jurídicas, sejam as leis propriamente ditas, oriundas do Poder Legislativo, sejam as medidas provisórias, decretos, regulamentos, resoluções, portarias, entre outras.

Sentido estrito (stricto sensu): a “lei” é apenas a norma jurídica aprovada regularmente pelo Poder Legislativo. Esse é o sentido técnico que distingue a lei propriamente dita das demais normas emanadas da administração pública. 

25
Dislike1
User badge image

chelbe moraes

Ola Scarlat, a mariana no post acima, lhe deu uma excelente resposta. Completando: sentido amplo - bem generico, olhando como um todo sem especificar nada. sentido estrito - uma parte de um todo, coisa bem especificada, detalhada. Como exemplo, temos Medico Clinico Geral e temos Medico Especialistas - como pediatra, ginecologista, etc.

6
Dislike0
User badge image

Marrie Oliveira

Lato sensu é uma expressão em latim que significa, literalmente, "em sentido amplo", em contraposição ao stricto sensu ("sentido estrito").

Espero ter ajudado. 

5
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais