Buscar

O que é o Referendo Preventivo e o Referendo sucessivo?

O que é o Referendo Preventivo e o Referendo sucessivo?

💡 1 Resposta

User badge image

Alexandra Camilo

Segundo Paulo Bonavides

Com o referendum, o povo adquire o poder de sancionar as leis. Tu­do se passa, segundo a ponderação da Barthélemy e Duez, como no siste­ma de governo representativo ordinário, em que o Parlamento normal­mente elabora a lei, mas esta “só se faz juridicamente perfeita e obriga­tória”, depois da aprovação popular, isto é, depois que o projeto oriun­do do Parlamento é submetido ao sufrágio dos cidadãos, “que votarão pelo sim ou pelo não, por sua aceitação ou por sua rejeição”.

Modalidades de referendum

Apresenta o referendum distintas modalidades, variáveis segundo os Estados que adotam essa instituição da democracia semidireta. A classi­ficação mais freqüente abrange as seguintes formas:

a) Com relação à matéria ou ao objeto, pode o referendum ser: cons­tituinte ou legislativo. O referendum constituinte ocorre quando se trata de leis constitucionais e o referendum legislativo quando se aplica a leis ordinárias.

b) Quanto aos efeitos, distingue-se o referendum constitutivo do re­ferendum ab-rogativo. Com o referendum constitutivo, a norma jurídica entra a existir; com o referendum ab-rogativo, a norma vigente ex­pira.

c) tocante à natureza jurídica, temos o referendum obrigatório e o referendum facultativo. É obrigatório o referendumquando a Constituição dispõe que a norma elaborada pelo Parlamento seja submetida à apro­vação da vontade popular. É facultativo quando se confere a determina­do órgão ou a uma parcela do corpo eleitoral competência para fazer ou requerer consulta aos eleitores, consulta que não representa por conse­guinte obrigação constitucional.

d) Com respeito ao tempo, distingue-se o referendum ante legem do referendum post legem. referendum ante legem, também conhecido pelas denominações de referendum anterior, consultivo, preventivo ou progra­mático, é aquele em que a manifestação da vontade popular antecede a lei, em que se busca conhecer de antemão o parecer ou pensamento da massa eleitoral acerca de ato legislativo ordinário ou de determinada re­forma constitucional que se proponha.

referendum post legem, igualmente conhecido por referendum su­cessivo ou pós-legislativo, é aquele que “se segue cronologicamente ao ato estatal para conferir-lhe ou tolher-lhe existência ou eficácia”. É o referendum em que a lei votada já pelo poder legislativo, ordinário ou constituinte, vai ser sujeita à vontade popular, que então se manifesta de modo favorável ou desfavorável à mesma.

Juridicamente, a lei entra a existir pois como resultado da colabora­ção direta do ramo popular com o poder representativo das assembléias. Esse poder intervém numa primeira fase de elaboração legislativa, ao passo que o povo participa na segunda fase, que vem a ser aquela da consulta feita através do referendum, mediante o qual, de forma decisiva, se apro­va ou rejeita a proposição normativa pendente.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais