Buscar

compreendendo os agregados da macroeconomia

o que é o produto agregado segundo a macroeconomia?

💡 6 Respostas

User badge image

Neilton Alves

O conceito de agregados macroeconômicos está diretamente relacionado ao conceito de macroeconomia em si. A macroeconomia é, por definição, o estudo dos agregados macroeconômicos de determinado(s) país(es).

Agregados macroeconômicos são as tendências gerais de funcionamento da economia, estas tendências são estabelecidas pelos processos microeconômicos.

Em linhas gerais, é a análise de fatores referentes à geração de renda, à produção de bens, uso dos recursos disponíveis, ao comércio exterior e ao comportamento dos preços de uma série de itens base.

OS AGREGADOS MACROECONÔMICOS

Os principais agregados macroeconômicos são: renda, despesas e produto.

É preciso que analisemos cada um desses agregados separadamente para compreendê-los mais a fundo e verificarmos sua relação com a economia.

1) Renda:

A renda está relacionada à renda pessoal ou ao consumos das famílias de um determinado local.

Ela é calculada pela soma de toda a remuneração recebida por aqueles que são proprietários das forças de produção. Essa remuneração é recebida pela retribuição pelo uso de seus serviços na própria atividade produtiva do local em questão.

Os salários, juros, lucros e aluguéis são alguns exemplos do agregado macroeconômico conhecido como renda.

2) Despesas:

As despesas são o total de gasto que é feito pelos agentes do sistema econômico analisado para adquirir serviços e bens que essa sociedade produz.

Existe uma sub-categoria dentro da categoria despesa que são os investimentos. Os investimentos diferenciam-se das despesas por seres despesas utilizadas para investir na ampliação da capacidade produtiva da economia, como por exemplo: investimento em novas máquinas para uma fábrica, aluguel de um novo local para abrir uma filiar entre outros.

Agregados Macroeconômicos - Características3) Produto:

O produto é aquilo que é produzido. É o total da produção desenvolvida pelos meios de produção daquela sociedade.

Importante frisar que esta análise é sempre estabelecida em um determinado período de tempo e em um determinado local.

COMPREENDENDO A RELAÇÃO ENTRE OS AGREGADOS MACROECONÔMICOS

Produto = Produção – consumo intermediário

Produto = bens finais + serviços finais

Renda = fatores de produção = terra, capital e trabalho.

Produto = Renda

FONTE: http://www.fontedosaber.com/administracao/agregados-macroeconomicos.html

2
Dislike0
User badge image

Telmavitor2 Carmo2

Demanda agregada (consumo+investimento +gasto do governo +exportações - importações)
1
Dislike0
User badge image

kaline patricia

Agregados macroeconômicos

A expressão agregados macroeconômicos designa, genericamente, os resultados da mensuração da atividade econômica como um todo. As palavras que estão por trás dessa expressão são conjunto, totalização, agregação. A dimensão total da economia é a referência do cálculo agregativo. Para sistematizá-lo desenvolveram-se diferentes Sistemas de Contabilidade Social. 1

Os principais agregados macroeconômicos são produto (economia)renda e despesa.

Produto - é a produção total de bens e serviços finais que são produzidos por uma sociedade num determinado período.

Renda - renda pessoal ou consumo das famílias - somatório das remunerações recebidas pelos proprietários dos fatores de produção como retribuição pela utilização de seus serviços na atividade produtiva. Ex: salário, aluguéis, juros, lucros. Renda pessoal disponível (RPD) é a renda com que as famílias contam para poderem consumir.

Poupança (S) é a parte da RPD que não foi consumida.

Renda(D) = C + S

W - salários - remuneração do fator de produção trabalho (comissões, honorários de profissionais liberais, ordenados dos executivos, mesmo que não assalariados)

J - juros - prêmio pago aos detentores de recursos por abrir mão da preferência pela liquidez

A - aluguéis - remuneração dos proprietários dos recursos naturais

L - lucros - remuneração do fator de produção capital

Renda(D) = W + J + A + L

Despesas - é o total dos gastos efetuados pelos agentes econômicos na aquisição de bens e serviços produzidos pela sociedade.

Investimento - refere-se às despesas voltadas para a ampliação da capacidade produtiva da economia. Ex. construção de uma hidroelétrica, a construção ou ampliação de uma fábrica, a aquisição de novas máquinas e equipamentos por uma firma, etc.

Investimento Bruto = Formação bruta de Capital fixo + Variação de Estoque

Ib = Fbkf + VarEst

Investimento bruto é compra de bens de capital - somente produtos novos. Representam um acréscimo ao estoque de capital da economia. Bens de investimento e bens de capital são sinônimos.

Formação bruta de capital fixo refere-se à ampliação da capacidade produtiva futura de uma economia por meio de investimentos correntes em ativos fixos, ou seja, bens passíveis de utilização repetida e contínua em outros processos produtivos, por tempo superior a um ano, sem serem consumidos ao longo desses processos.2 Trata-se, portanto, de acréscimos ao estoque de bens duráveis destinados ao uso das unidades produtivas, realizados em cada ano, visando ao aumento da capacidade produtiva do país.3

Variações positiva de estoque são bens produzidos e não vendidos no período, para serem vendidos no futuro. Por significarem um acréscimo ao patrimônio da sociedade, tais variações são computadas como investimentos.

Investimento bruto

(-) depreciação

(=) Investimento Líquido

Iliq = Ib - Dep

Depreciação - uma parte dos bens de capital em uso na economia poder sofrer desgastes física ou obsolescência. Isso configurará um decréscimo no estoque de capital denominado depreciação.

Renda = consumo + poupança

R = C + S

Despesa = Consumo + Investimento

D = C + I

Como PRODUTO = RENDA = DESPESA

C + I = C + S

I = S

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais