Buscar

o que é o transconstitucionalismo ?

💡 2 Respostas

User badge image

alexandre reis alebral

Trata-se de uma perspectiva que busca demonstrar como no contexto da "sociedade mundial" se desenvolvem novos mecanismos de troca de experiências constitucionais nos âmbitos local, Nacional, regional e internacional.
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Transconstitucionalismo é um termo cunhado pelo doutrinador Marcelo Neves, e está relacionado à existência de problemas jurídico-constitucionais que perpassam às distintas ordens jurídicas, sendo comuns a todas elas. Estes problemas estão associados principalmente aos direitos humanos.

O Brasil, por exemplo, encontra-se diante de um impasse gerado em razão deste fenômeno, relativo à persecução penal dos crimes praticados por agentes do Estado durante a ditadura militar. Ao analisar a questão, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a validade e constitucionalidade da Lei de Anistia, decidindo pela impossibilidade de se levar a cabo persecuções penais relativas a estes crimes. 

No âmbito do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, no entanto, a Corte Interamericana de Direitos Humanos, no caso Gomes Lund, por exemplo, condenou o Brasil pela sua omissão na investigação e punição de crime, assentando a obrigação internacional do Estado em processar e julgar os responsáveis.

Foi reconhecida a ilegitimidade de se invocar leis internas, sejam elas de anistia, prescrição, graça ou indulto, como formas de impedimento à persecução, já que se está a tratar de violação de direitos humanos, e portanto, de normas jus cogens.

Esta é uma situação típica de transconstitucionalismo: ao mesmo tempo em que o STF reconheceu que a Lei de Anistia impede a persecução dos crimes praticados durante a ditadura, a Corte Interamericana decidiu o oposto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais