Buscar

Qual a finalidade do direito no âmbito jurídico?

💡 2 Respostas

User badge image

Mirela Oliveira

Esse site explica perfeitamente sua pergunta. http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=16544&revista_caderno=24

 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Desde que os seres humanos começaram a se organizar em sociedade, surgiu a necessidade de que o tratamento entre seus integrantes se desse de maneira justa, como forma de manter aquela sociedade integra, desenvolvendo-se em conjunto. O direito, nesse sentido, é o objeto da justiça.

Para Hobbes o homem é igual em vida e em espírito, mas sem norma coercitiva sobre todos há o caos social, por ser o homem ambicioso. Por isso há a necessidade de os indivíduos fazerem um pacto (Direito) que criasse um poder soberano, acima de todos.

Aristóteles considera justo o que observa a lei: "justiça é uma virtude pela qual cada um tem o que lhe pertence, e isto segundo a lei, enquanto que o injusto é vício pelo qual alguém se apodera do alheio, contrariamente à lei”.

O entendimento da sociedade na busca da justiça é a finalidade do Direito. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais